29 de março de 2024
Veículos

BMW i8 Roadster, híbrido e rápido


Taí um brinquedo que eu pediria a Papai Noel. Apresentado oficialmente no recente Salão do Automóvel de Los Angeles, o BMW i8 Roadster parece um daqueles carros do herói dos filmes de ação passados no futuro, mas o legal é que esse futuro é próximo: maio do ano que vem, que é quando ele vai chegar às lojas (pelo menos nos EUA).

BMW i8 Roadster – base mecânica

Sua mecânica é a mesma da versão fechada do i8, e combina um motor a combustão de três cilindros turbo de 1.500 cc e 231cv – da mesma família dos usados no Mini – com outro, elétrico, de 143cv. A gasolina movimenta o eixo traseiro, a eletricidade, o da frente. E, quando a ideia é andar mais rápido, os dois motores trabalham juntos. Essa parceria rende uma arrancada de 0 a 100km/h em 4,6 segundos e uma velocidade máxima de 250km/h (limitada eletronicamente).

BMW i8 Roadster

Rodando apenas na base dos elétrons, o i8 pode percorrer até pouco mais de 50km, o que dá para a maioria dos trajetos diários de quem vive em cidade. E pode ser recarregado na tomada da garagem. Em um ciclo combinado, ou seja, usando ambos os motores em condições normais de trânsito – urbano, mas não muito engarrafado -, o folheto informa um consumo de até 50 km/litro.
Tudo bem, o carro é bonitão (pelo menos pro meu gosto), tem desempenho, é econômico… Mas será que é bom de dirigir? Aí é que entra a parte que mais me interessou. A BMW jura que, além de todos os atributos politicamente corretos, procurou soluções e tecnologias que deixassem o i8 estimulante e prazeroso.

A distribuição de peso – algo complexo em carros que levam um monte de baterias -, por exemplo, é perfeita, e o motor mais forte empurra as rodas de trás, como ensina o manual dos (bons) esportivos. E tanto a posição bem baixa de dirigir, quanto o próprio desenho de bancos e painéis remetem, mesmo, a esportivos de raiz. E, para completar, o bicho é conversível, e, não sei se por romantismo, por teimosia ou claustrofobia, eu adoro conversíveis! Neste, abrir ou fechar a capota de lona – o que pode ser feito com o carro andando até os 50 km/h – leva apenas 16 segundos.

Aqui no Brasil, a versão fechada do BMW i8 custa a partir de R$ 799.950,00 à vista, segundo o site oficial da marca. Deduzo que a nova versão vá custar alguma coisa igualmente cheia de noventa e noves, algumas dezenas acima. E aí, Papai Noel?

Fonte: Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *