22 de julho de 2024
Vera Vaia

PECs e micos!

Screenshot

Os assuntos mais falados da semana foram – ainda – a PEC das praias, comandada pelo corretor de imóveis Flávio Bolsonaro e o projeto das Blusinhas, como ficou conhecida a taxação sobre os importados. E, por azar do destino, o mico do vereador César Maia, que viralizou nas redes com o vídeo em que ele aparece legislando sentado no vaso sanitário.

César Maia, um economista e político de 78 anos de idade, que já foi prefeito da cidade do Rio de Janeiro por 12 anos, pai do deputado Rodrigo Maia e da secretária de Turismo do Rio Dani Maia, e atualmente é vereador pelo PSD, acabou caindo nas garras ferinas dos internautas por ter atendido o celular enquanto fazia suas necessidades no banheiro de sua casa, durante sessão remota da Câmara Municipal na última quarta-feira, 5/6.

Comentários desairosos não faltaram, mas também houve muitas manifestações de apoio. Políticos e os filhos saíram em defesa dele.

Rodrigo publicou: “O recente acontecimento envolvendo César Maia destacou ainda mais a sua grandeza como ser humano e político. O carinho demonstrado por muitos nas redes sociais, através de mensagens e manifestações, só reafirma sua importância na política carioca e nacional. Agora é continuar trabalhando pela cidade que poucos conhecem tão bem”.

Dani, sua irmã, disse: “Expor um homem, hoje com 78 anos, à humilhação pública por não dominar a tecnologia e que, infelizmente, sem perceber deixou a câmera aberta num momento de privacidade é parar de acreditar em compaixão, no amor”. O atual prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), postou no Twitter: “O lixo e a inconsequência de alguns personagens nas redes sociais não fazem nem cosquinhas no grande legado que César Maia tem nessa cidade e nesse país! Meu respeito e admiração sempre!”.

Juro que fiquei com pena. Ele, como eu e muitos usuários que são do tempo do telefone de discar, comete vários deslizes com esses equipamento mais adequados à geração mais nova e sarrista que logo se adianta em explicar que câmeras abertas ou mensagens enviadas para pessoas erradas são comuns em pessoas que fazem parte do “grupo de idosos confusos com a tecnologia”. E ainda riem da gente, os malandrinhos.

Já tivemos nas redes sociais outros casos de vazamentos constrangedores. Um deles foi o do ator Stênio Garcia, que em momento de orgulho do desempenho de sua virilidade, se fotografou nu diante de um espelho. A foto vazou e deu o que falar.

Outro foi o do cantor, pastor e ex-deputado federal pelo PL, o Partido da Família Acima de Tudo, que deixou vazar um vídeo em que aparece um pênis que de magno não tinha nada. Assim como o caráter de seu dono, que logo veio a público dizer que seu celular havia sido clonado e que estavam usando seu santo pênis, digo, nome em vão.

Acidentes acontecem mas, às vezes, é melhor calar do que tentar justificar.

E sobre o vídeo de César Maia, não vejo motivo para escárnio.

Muitos políticos brasileiros fazem cagadas que prejudicam uma população inteira e ninguém zomba. A diferença é que estes não fazem no vaso sanitário. Fazem a céu aberto!

Vera Vaia

Mãe de filha única, de quatro gatos e avó de uma lindeza. Professora de formação e jornalista de coração. Casada com jornalista, trabalhou em vários jornais de Jundiaí, cidade onde mora.

author
Mãe de filha única, de quatro gatos e avó de uma lindeza. Professora de formação e jornalista de coração. Casada com jornalista, trabalhou em vários jornais de Jundiaí, cidade onde mora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *