17 de outubro de 2024
Professor Taciano

A cara do Brasil

Eles estão de volta! Devagar, devagarinho …

Aos poucos os atores principais da maior corrupção do Lula 2 e alvos da operação Lava-jato começam a reassumir suas posições no governo Lula 3.

Depois da canetada do Ministro Edson Fachin que em uma decisão monocrática anulou todas as condenações do ex-presidiário Lula e deu-lhe elegibilidade tornando-o presidente do Brasil pela terceira vez, os parceiros do petista envolvidos em um dos maiores escândalos da história de corrupção do mundo, começam a retomarem seus cargos e suas influencias dentro do governo Lula3.

Depois que José Dirceu (PT), condenado a mais de 100 anos, recebeu o salvo-conduto e, como num passe de mágica, passou do maior corrupto do país, ao cidadão “ficha limpa”, a ponto de já anunciar a pretensão de concorrer nas próximas eleições de 2026 ao cargo de deputado. As declarações foram dadas pelo próprio Dirceu ao jornal O Tempo, ele afirma que a decisão será tomada em 2025, mas já admite que pretende disputar o cargo nas próximas eleições gerais. “Mais provável que eu seja deputado federal por São Paulo”.

Quem é José Dirceu

José Dirceu de Oliveira e Silva é um político brasileiro, filiado ao PT. Ele nasceu em Passa Quatro, Minas Gerais, em 16 de março de 1946. José Dirceu teve uma carreira política significativa, marcada tanto por sua influência quanto por várias controvérsias.

Escândalos e Prisões

Mensalão: Em 2005, Dirceu foi acusado de envolvimento no esquema de corrupção conhecido como “Mensalão”, que envolvia a compra de apoio político no Congresso Nacional. Ele renunciou ao cargo de Ministro e teve seu mandato de deputado federal cassado. Em 2012, foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 10 anos e 10 meses de prisão por corrupção ativa e formação de quadrilha.

Operação Lava Jato: Em 2015, Dirceu foi novamente preso, desta vez no âmbito da Operação Lava Jato, que investigava um vasto esquema de corrupção na Petrobras e em outras estatais. Em 2016, foi condenado a 23 anos de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Situação Atual

José Dirceu cumpriu parte de suas penas em regime fechado e, posteriormente, em regime domiciliar. Ele continua sendo uma figura polarizadora na política brasileira, com defensores que o veem como um mártir da luta contra a ditadura e críticos que o consideram um símbolo da corrupção política no país.

De volta à cena do crime

A informação foi publicada pelo jornalista Lauro Jardim e confirmada pelo Conexão Política, João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, voltou a ter influência na Petrobras. Preso por quatro anos pela Operação Lava Jato, ele participou das escolhas de indicados a cargos relevantes na estatal.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ironizou o envolvimento do ex-tesoureiro do PT na Petrobras, dizendo: “O amor voltou sem vergonha alguma de ser feliz!”.

Pedro Barusco, ex-gerente de serviços da Petrobras, afirmou em delação premiada que Vaccari Neto havia recebido propina em nome do PT no esquema de corrupção na estatal. O ex-tesoureiro do PT foi preso preventivamente em abril de 2015 na 12ª etapa da Operação Lava Jato.

A condenação

Foi condenado por corrupção passiva e permaneceu na prisão até 2019, quando foi liberado para cumprir a pena em regime semiaberto, usando tornozeleira eletrônica.

Em janeiro de 2024, a condenação de João Vaccari Neto foi anulada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Quem é Vaccari Neto?

Vaccari Neto, de 65 anos, nasceu no Paraná, mas se mudou para São Paulo na infância. Filho de agricultores, ele começou sua atuação no movimento sindical aos 18 anos e, em 1983, participou da fundação da CUT (Central Única dos Trabalhadores), junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ele entrou para o antigo Banespa (Banco do Estado de São Paulo) em 1978 como escriturário e, de 2000 a 2005, foi presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região. Também presidiu o Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo) de 2004 a 2010.

Professor Taciano Medrado

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (1987)-UNEB e graduação em bacharelado em administração de empresa - FACAPE pela FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE PETROLINA (1985). Pós-Graduado em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL. Licenciatura em Matemática pela UNIVASF - Universidade Federal do São Francisco . Atualmente é proprietário e redator - chefe do blog o ProfessorTM

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (1987)-UNEB e graduação em bacharelado em administração de empresa - FACAPE pela FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE PETROLINA (1985). Pós-Graduado em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL. Licenciatura em Matemática pela UNIVASF - Universidade Federal do São Francisco . Atualmente é proprietário e redator - chefe do blog o ProfessorTM

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *