17 de maio de 2024
Colunistas Joseph Agamol

Barcos de madeira. Homens de ferro

Estamos em 1915. O homem da foto é o marinheiro britânico Tom Crean, também conhecido como “O Gigante Irlandês”. O porquê do apelido? Logo você vai saber.

Crean fazia parte da tripulação do navio “Endurance”. A expedição, liderada por sir Ernest Shackleton, tinha o objetivo de fazer a primeira travessia terrestre da Antártida. Porém, o navio ficou preso no gelo por vários meses – e acabou afundando.

Os vinte e oito homens da tripulação usaram botes salva-vidas para chegar à ilha Elefante, gelada e deserta. Diante da iminência da fome, seis homens, Tom entre eles, partiram em um pequeno bote, numa viagem de mil e trezentos quilômetros em mar selvagem, para tentar chegar à habitada ilha da Geórgia do Sul, e buscar socorro para os restantes que ficaram.

Após DEZESSETE DIAS no mar, Tom Crean e mais dois homens percorreram A PÉ a ilha por trinta e seis horas, até encontrarem uma estação baleeira, conseguindo organizar o resgate para os três homens que ficaram no bote – e para a tripulação restante.

Todos regressaram à Inglaterra a salvo.

  1. Época de barcos de madeira.

E homens de ferro.

“Endurance” significa “resistência”. E agora você sabe o porquê do apelido de Tom Crean.

Joseph Agamol

Professor e historiador como profissão - mas um cara que escreve com (o) paixão.

Professor e historiador como profissão - mas um cara que escreve com (o) paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *