7 de setembro de 2024
Veículos

MG Cars comemora 100 anos com lançamento do roadster elétrico Cyberster

Nascida na Inglaterra e, desde 2006 pertencente a grupo chinês, marca se consagrou com carros esporte leves e divertidos, mas atualmente só produz comportados SUVs híbridos e elétricos.

Quem avisou, por e-mail, com um release caprichado, foi o MG Club do Brasil. Uma das mais tradicionais e conhecidas marcas inglesas, a MG, está comemorando 100 anos de nascimento. A MG foi fundada em 1924, por Cecil Kimber e William Morris e seu nome é a sigla para Morris Garages). Ao longo do século XX, a montadora colocou nas ruas britânicas veículos de vários tipos – incluindo sedãs e modelos populares –, mas sua fama se fez, mesmo, com carros esporte, leves, ágeis e divertidos – além de, comparativamente acessíveis à classe média. Não somente inglesa, como de várias partes do mundo – para onde suas estilosas criações foram exportadas em boa quantidade, especialmente entre os anos 1950 e 1970. Para comemorar o centenário, os atuais controladores da marca estão programando para as próximas semanas a chegada às lojas de um pequeno esportivo elétrico, o Cyberster (no vídeo acima). Hoje, com o escudinho da MG, só são produzidos (na China) comportados SUVs, híbridos e elétricos (veja a linha completa no site da marca: https://www.mgmotor.eu/).

Apresentado no Salão de Xangai do ano passado, o Cyberster é anunciado como um “esportivo elétrico de alto desempenho”, e estará disponível em duas versões: uma equipada com um conjunto elétrico de 218cv de potência, outra, mas quente, com até 530cv. Suficientes para embalar direitinho um carrinho que não deve chegar às duas toneladas (é, carro elétrico pesa, mesmo), fazendo com que possa acelerar de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos. Na versão mais cara, que trará uma bateria de 77 kWh, a autonomia (pelo padrão chinês) será de até 520 km.

Já vendido na China – onde suas primeiras unidades devem estar sendo entregues por esses dias – o MG Cyberster custa lá a partir do equivalente a R$ 255 mil, podendo chegar a R$ 290 mil, na versão mais cara.

MG no Brasil

Os carros da MG, especialmente os TD e TF, chegaram a ser comuns aqui no Brasil, até a restrição da importação de veículos importados em meados dos anos 1970. E muitos deles ainda circulam por aí, em número suficiente para manter bem movimentada a programação do MG Club do Brasil, fundado em 1983 e que tem sua sede em São Paulo, capital (confira aqui o site do clube: mgcbr.com.br.). Posto a seguir algumas fotos de MGs clássicos que recebi deles.

Outro bom exemplo da popularidade dos MG por aqui está nas réplicas e/ou modelos fora de série que foram produzidos no Brasil baseados nos originais ingleses, como o MP Lafer – sucesso nos anos 1970 e 80 foto abaixo).

A linha de montagem da MG, na Inglaterra, nos anos 1940

imagens Guazzi Images/MG Club do Brasil e divulgação

Fonte: Rebimboca Comunicação

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

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