30 de abril de 2024
Colunistas Ilmar Penna Marinho

O acordar do jornalismo ético como pilar da democracia

Julia Fontenoy é o principal personagem feminino da Trilogia do Apocalipse, como uma premiada jornalista, obcecada pela busca da verdade dos fatos e atuante nos 3 livros.

Faz questão que a notícia seja sempre ética, sem o envenenamento ideológico.

Uma raridade no cenário pandêmico brasileiro, infestado de más notícias.

No meu terceiro livro, dialoga com seu marido, um famoso criminalista:

– A opinião pública está a favor de um processo penal no qual o inocente é absolvido e o culpado, mesmo rico e poderoso, e mesmo com bons advogados, seja condenado e preso, de preferência em regime fechado.

– Todo jornalista entra no jogo antidemocrático, não é? Não passam de prostitutas da notícia. Se sujeitam a qualquer coisa para obter uma manchete.

Julia se adaptou com entusiasmo à era do jornalismo informatizado “do aqui e do agora”. Ganhou credibilidade, amealhando informações dos e-mails, sites e blogs.

Acreditava que o seu fiel leitor jamais abandonaria o mágico texto com cheiro de jornal.

Será que na escalada da pandemia no Brasil, o jornalismo se mantém ético, como pilar da democracia?

Infelizmente, a resposta é um grande NÃO!

O que se viu com as recentes anulações dos processos de corrupção do ex-presidiário Lula pelo Supremo é uma cobertura jornalista aplaudindo um Brasil sem Justiça, em que a lei não é igual para todos e a impunidade prevalecendo sempre para a casta dos privilegiados.

Parte da imprensa, a mais afetada com a perda das milionárias verbas oficiais dos 16 anos dos governos petistas, desviadas da saúde e da educação, se uniram na perseguição de 24 horas ao Presidente da República e ao governo federal, imbuídos de amparar emergencialmente a população mais carente contra a Covid-19.

Todas obras de infraestrutura entregues pelo governo são ignoradas.

A Globo transformou a pandemia numa maratona da morte: quanto mais óbitos, mais notícias. Nenhuma divulgação esperançosa sobre os 13 milhões de recuperados.

A sórdida imprensa com ramificações internacionais acredita ser capaz de derrubar o Presidente, difamando-o de ditador e fascista. Não o deixa governar.

Deu espaço midiático ao viés ideológico para granjear o apoio dos esquerdistas-comunas em campanha presidencial e do populoso cardume de oportunistas do Congresso.

Soube bajular os monocráticos Togados do Supremo, garantidores da volta do Chefão-Mor da Corrupção, Lula da Silva, à arena política.

O atual jornalismo falseia e manipula a informação. Se ampara na liberdade de expressão para semear o ódio, a discórdia e o caos. Quanto mais anti-Brasil, melhor.

Se em outros países a imprensa ajudou a unir o governo e a população para sobreviver, no Brasil foi incapaz de exercer a atividade informativa com ética no Estado Democrático.

O jornalista GUZZO sintetizou com maestria: “a imprensa brasileira, que se transformou em culto político e ideológico, faz militância ativa… informa mal e perde a credibilidade”.

Cada vez menos as pessoas leem os jornais e cada vez mais desligam as TVs on-line.

Há sempre a esperança do verdadeiro jornalismo acordar um dia.

Deixar de ser um partido político. Se conscientizar da urgência de renunciar à sua postura fatalista e perseguidora para priorizar a fraterna união do povo brasileiro para vencer a pandemia e reconstruir o futuro da Nação, sem corrupção.

Que Deus proteja o Brasil e o jornalismo ético, como pilar da democracia.

Aos leitores interessados em saber como foi o julgamento do Mensalão no Supremo, que condenou à prisão os dirigentes nacionais do Partido das Trevas e como foi descoberta a compra fraudulenta de uma refinaria no Texas pela estatal Petróleo do Brasil S.A, a PETROSIL, a maior empresa de capital aberto do país, dando origem ao Petrolão recomendo a leitura do romance policial “A BESTA DE PASADENA” .

Compre o livro direto na Amazon: https://amzn.to/3prACD7

Ilmar Penna Marinho Jr

Advogado da Petrobras, jornalista, Master of Compatível Law pela Georgetown University, Washington.

Advogado da Petrobras, jornalista, Master of Compatível Law pela Georgetown University, Washington.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *