7 de setembro de 2024
Professor Taciano

O fanatismo político-religioso e suas vítimas nas últimas duas décadas

O atentado desse sábado (13), praticado por, supostamente, um fanático militante político no Estado da Pensilvânia nos EUA contra o ex-presidente Trump e candidato as eleições presidenciais desse ano reacende a luz vermelha de alerta, afinal ao longo da história vários foram os políticos, chefes de Estados e autoridades ligadas á política no mundo que sofreram atentados levando alguns a morte e outros escaparam por milagre.

Atentados políticos- religiosos da história nas duas últimas décadas, em ordem cronológica

Presidente John Kenned (1963)

O presidente americano John F. Kennedy foi assassinado. Ele foi morto a tiros em 22 de novembro de 1963, enquanto estava em um carro aberto durante uma carreata em Dallas, Texas. Lee Harvey Oswald foi preso pelo crime, mas ele próprio foi assassinado dois dias depois por Jack Ruby. O assassinato de Kennedy gerou muitas teorias da conspiração e ainda é objeto de muita especulação e estudo até hoje.

Presidente Ronaldo Reagan (1981)

O presidente americano Ronald Reagan sofreu um atentado em 30 de março de 1981. Ele foi baleado por John Hinckley Jr. enquanto saía de um hotel em Washington, D.C. Reagan foi atingido no peito, e três outras pessoas também foram feridas no ataque: o secretário de imprensa da Casa Branca, James Brady; o agente do Serviço Secreto, Timothy McCarthy; e o policial Thomas Delahanty.
Reagan foi rapidamente levado ao hospital e se recuperou após uma cirurgia. James Brady, no entanto, sofreu ferimentos graves e ficou permanentemente incapacitado. John Hinckley Jr. foi declarado não culpado por motivo de insanidade e internado em um hospital psiquiátrico por muitos anos antes de ser liberado sob supervisão em 2016.

Papa João Paulo II (1981)

O Papa João Paulo II sofreu um atentado em 13 de maio de 1981. Ele foi baleado e gravemente ferido pelo turco Mehmet Ali Ağca na Praça de São Pedro, no Vaticano. João Paulo II foi atingido no abdômen, na mão esquerda e no braço direito, mas, após uma longa cirurgia e recuperação, sobreviveu ao ataque.
Após sua recuperação, o Papa João Paulo II visitou Ağca na prisão e o perdoou pelo atentado. A motivação por trás do ataque nunca foi completamente esclarecida, e várias teorias surgiram ao longo dos anos, algumas sugerindo envolvimento de organizações maiores, mas nada foi provado conclusivamente.

11 de setembro de 2001 – Ataques de 11 de setembro: Terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais, colidindo dois deles nas Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York e um no Pentágono em Washington, D.C. O quarto avião caiu em um campo na Pensilvânia após uma tentativa dos passageiros de retomar o controle. Aproximadamente 3.000 pessoas foram mortas.

11 de março de 2004 – Atentados em Madrid: Dez bombas explodiram em quatro trens durante a hora do rush em Madrid, Espanha. Os ataques foram realizados por uma célula jihadista afiliada à Al-Qaeda, resultando na morte de 191 pessoas e ferindo cerca de 2.000.

2 de novembro de 2004 – Assassinato de Theo van Gogh: O cineasta holandês Theo van Gogh foi assassinado por Mohammed Bouyeri, um radical islâmico, em Amsterdã, Holanda. Van Gogh era conhecido por suas críticas ao tratamento das mulheres no Islã.

7 de julho de 2005 – Atentados de Londres: Quatro explosões coordenadas atingiram o sistema de transporte público de Londres, matando 52 pessoas e ferindo mais de 700. Os ataques foram perpetrados por extremistas islâmicos britânicos.

16 de dezembro de 2014 – Massacre da escola de Peshawar: Terroristas do Tehrik-i-Taliban atacaram uma escola administrada pelo exército em Peshawar, Paquistão, matando 149 pessoas, incluindo 132 crianças.

7 de janeiro de 2015 – Atentado ao Charlie Hebdo: Irmãos extremistas islâmicos atacaram o escritório da revista satírica Charlie Hebdo em Paris, França, matando 12 pessoas.

13 de novembro de 2015 – Atentados de Paris: Vários ataques coordenados em Paris, incluindo tiroteios em cafés e restaurantes, explosões perto do Stade de France e um massacre na casa de shows Bataclan, resultaram na morte de 130 pessoas. O Estado Islâmico (ISIS) reivindicou a responsabilidade.

22 de março de 2016 – Atentados em Bruxelas: Explosões no aeroporto de Bruxelas e na estação de metrô Maelbeek mataram 32 pessoas. O Estado Islâmico (ISIS) reivindicou a responsabilidade pelos ataques.

12 de junho de 2016 – Massacre na boate Pulse em Orlando: Omar Mateen, um atirador jurando lealdade ao Estado Islâmico, matou 49 pessoas e feriu 53 em uma boate gay em Orlando, Flórida, EUA.

14 de julho de 2016 – Ataque em Nice: Mohamed Lahouaiej-Bouhlel dirigiu um caminhão contra uma multidão que celebrava o Dia da Bastilha em Nice, França, matando 86 pessoas. O Estado Islâmico (ISIS) reivindicou a responsabilidade.

19 de dezembro de 2016 – Ataque ao mercado de Natal em Berlim: Anis Amri, um requerente de asilo tunisiano, dirigiu um caminhão contra um mercado de Natal em Berlim, Alemanha, matando 12 pessoas. O Estado Islâmico (ISIS) reivindicou a responsabilidade.

22 de maio de 2017 – Atentado em Manchester: Salman Abedi, um extremista islâmico, detonou uma bomba suicida na Manchester Arena após um concerto de Ariana Grande, matando 22 pessoas, incluindo crianças, e ferindo mais de 800.

Candidato a presidente Jair Bolsonaro (2018)

O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro sofreu um atentado a facadas em 6 de setembro de 2018. O ataque ocorreu enquanto ele fazia campanha para a presidência na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Bolsonaro estava sendo carregado por apoiadores em um comício de rua quando foi esfaqueado no abdômen por Adélio Bispo de Oliveira.
Bolsonaro foi rapidamente levado ao hospital e passou por várias cirurgias devido a lesões internas graves. Ele sobreviveu ao ataque e continuou sua campanha, eventualmente vencendo a eleição presidencial de 2018.
Adélio Bispo foi preso imediatamente após o ataque e mais tarde foi declarado inimputável devido a problemas de saúde mental, sendo internado em um hospital psiquiátrico de segurança máxima.

15 de março de 2019 – Atentados a mesquitas na Nova Zelândia: Brenton Tarrant, um supremacista branco, abriu fogo em duas mesquitas em Christchurch, Nova Zelândia, matando 51 pessoas e ferindo outras 40.

21 de abril de 2019 – Atentados de Páscoa no Sri Lanka: Uma série de explosões coordenadas atingiu igrejas e hotéis no Sri Lanka, matando mais de 250 pessoas e ferindo cerca de 500. O Estado Islâmico (ISIS) reivindicou a responsabilidade.

Ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe (2022)

O ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, foi assassinado em 8 de julho de 2022. Ele foi baleado durante um discurso de campanha em Nara, uma cidade no oeste do Japão. Abe estava fazendo campanha para as eleições para a câmara alta do parlamento japonês quando foi atacado.
O suspeito, Tetsuya Yamagami, foi imediatamente detido pela polícia no local. Yamagami, um ex-membro das Forças de Autodefesa do Japão, usou uma arma caseira para cometer o crime. Após o atentado, Abe foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e foi declarado morto algumas horas depois.
O assassinato de Shinzo Abe foi um choque para o Japão e para a comunidade internacional, pois a violência política é extremamente rara no país.

Atentado contra o ex-presidente Donald Trump (2024)

Sábado, 13 de julho de 2024, durante um comício em Butler, Pensilvânia. Um atirador identificado como Thomas Matthew Crooks abriu fogo, resultando na morte de um espectador e deixando dois outros em estado crítico.
Crooks foi morto por um atirador de elite do Serviço Secreto. O ataque gerou uma resposta internacional de líderes mundiais que condenaram a violência política e expressaram solidariedade a Trump e às vítimas (National Catholic Register).

Com informações do ChatGPT

Professor Taciano Medrado

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (1987)-UNEB e graduação em bacharelado em administração de empresa - FACAPE pela FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE PETROLINA (1985). Pós-Graduado em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL. Licenciatura em Matemática pela UNIVASF - Universidade Federal do São Francisco . Atualmente é proprietário e redator - chefe do blog o ProfessorTM

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (1987)-UNEB e graduação em bacharelado em administração de empresa - FACAPE pela FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE PETROLINA (1985). Pós-Graduado em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL. Licenciatura em Matemática pela UNIVASF - Universidade Federal do São Francisco . Atualmente é proprietário e redator - chefe do blog o ProfessorTM

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *