16 de setembro de 2024
Tecnologia

No Brasil há 4.600 tentativas de golpes digitais financeiros por hora

Ignorância digital e falta de informação pode ser principal fator.

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgada em 13 de agosto de 2024, revelou um dado alarmante: ocorrem aproximadamente 4.600 tentativas de golpes financeiros por hora em todo o Brasil. Os levantamentos também indicam que cerca de 2.500 pessoas por hora compraram produtos pela internet que nunca foram entregues. Além disso, 1.680 pessoas tiveram seus celulares furtados ou roubados, enquanto 1.979 foram vítimas de golpes envolvendo Pix ou boletos falsos.

No entanto, a pesquisa destaca que apenas 30% das vítimas de golpes relacionados ao Pix ou boletos falsos registraram um Boletim de Ocorrência. No caso de roubo de celular, apesar de uma adesão um pouco maior, apenas 55% das vítimas fazem o registro.

Os golpes virtuais, especialmente por meio de aplicativos de mensagens e ligações telefônicas, afetam principalmente pessoas com renda de 5 a 10 salários mínimos, com ensino superior, residentes em cidades com mais de 500 mil habitantes. Isso reflete a carência de informação e o desinteresse das pessoas em se conscientizar sobre os perigos presentes na web, agravado pela falta de educação digital, um ponto que já abordamos em outros artigos.

O que chama atenção é a baixa adesão ao registro de Boletins de Ocorrência, o que é um equívoco. Registrar a ocorrência é fundamental para criar uma “mancha criminal” mais consistente, auxiliando o Estado a direcionar esforços no combate a essas modalidades de crime. Um alto número de ocorrências pode levar à formação de forças-tarefas dedicadas ao combate desses crimes. Em muitos estados, é possível registrar essas ocorrências pela delegacia eletrônica, sem a necessidade de se deslocar até uma delegacia física.

Para evitar ser vítima desses golpes, algumas precauções são essenciais:

Ao realizar compras online:

· Verifique se é um estabelecimento conhecido;

· Avalie a reputação nos órgãos de proteção ao consumidor e no Reclame Aqui;

· Se houver redes sociais, cheque a quantidade de seguidores e comentários em suas publicações, especialmente os negativos;

· Prefira o pagamento com cartão de crédito, pois, em caso de problemas, há mais tempo para solicitar o estorno da transação por desacordo comercial;

· Desconfie de promoções absurdas e preços muito abaixo do praticado no mercado.

Para proteger suas redes sociais:

· Não aceite solicitações de amizade de pessoas desconhecidas;

· Evite se expor demasiadamente, postando o mínimo de fotos pessoais com amigos e familiares;

· Evite compartilhar informações sobre locais frequentados e endereços;

· Mantenha sempre a autenticação em dois fatores ativa.

No WhatsApp:

· Evite iniciar conversas por meio de links, especialmente de estabelecimentos desconhecidos;

· Mesmo que a foto seja de alguém conhecido, se o número for diferente, confirme o contato pelo número que já possui na agenda;

· Evite clicar em links recebidos por mensagens de contatos desconhecidos.

Manter-se informado sobre fraudes e golpes no mercado ajuda a identificar padrões que podem proteger você. Busque em suas mídias preferidas informações sobre fraudes e golpes e faça pesquisas no Google para compreender melhor os cenários.

Estar atualizado sobre tendências digitais e boas práticas para o uso de mídias e dispositivos digitais é essencial. A vigilância constante é responsabilidade de todos e fundamental para nossa segurança contra fraudes e golpes.

Se você for vítima de um golpe, comunique imediatamente o ocorrido às autoridades competentes. Em muitas cidades e estados do país, é possível reportar esse tipo de crime rapidamente. Essa ação é crucial para que a polícia tome conhecimento das ocorrências e possa agir no combate e na desarticulação das quadrilhas envolvidas.

Se cada um fizer sua parte, conseguiremos vencer os criminosos.

Bruno Cesar Oliveira

Bruno César Teixeira de Oliveira, com uma carreira sólida na gestão de riscos, compliance e prevenção a fraudes em instituições financeiras.

Bruno César Teixeira de Oliveira, com uma carreira sólida na gestão de riscos, compliance e prevenção a fraudes em instituições financeiras.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *