Sem nenhuma dúvida a esquerda foi a grande derrotada e sucumbiu de vez, nessas eleições municipais de 2024, diante da direita, centro direita e do centrão, que juntos, vão comandar a maior parte das prefeituras do Brasil.
Encerrou, nesse domingo, o segundo turno das eleições municipais, e o quadro final mostrou quem foram os vencedores e perdedores na política brasileira em 2024.
Entre os grandes vencedores destaca-se o PSD, partido que obteve o maior número de prefeituras no país, desbancando o MDB. O centrão, a direita e centro direita irão juntos comandar os destinos da maioria das cidades do país.
Hegemonia do PSD e MDB
Encabeçado por Gilberto Kassab, o PSD vai administrar o maior número de capitais: cinco (Florianópolis, Rio de Janeiro, São Luís, Curitiba e Belo Horizonte) – mesmo número do MDB, que vai administrar Macapá, Boa Vista, Porto Alegre, Belém e São Paulo.
No segundo turno, também saíram vitoriosos governadores da direita que se sobressaíram frente a um “bolsonarismo raiz”.
É o caso de Ronaldo Caiado (União), de Goiás, que elegeu Sandro Mabel (União) na capital Goiânia, e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, que elegeu Eduardo Pimentel (PSD) em Curitiba.
O PL ampliou território
Apesar de derrotas em cidades importantes no segundo turno, como Fortaleza, Goiânia, Belém e Manaus, o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro conseguiu aumentar em 50% o número de prefeituras conquistadas.
Gol de honra do PT
Para goleada sofrida da esquerda não ser mais vexatória, o PT conseguiu uma vitória importante em Fortaleza, única capital que irá administrar pelos 4 anos.
Os grandes derrotados
O PSDB, partido que já ocupou a presidência do país por duas vezes, e que tinha uma virtual hegemonia sobre a política de São Paulo está entre os grandes derrotados destas eleições e não elegeu sequer um vereador na capital paulista.
De uma coisa é certa: as eleições municipais de 2024 deram o tom da música que irá tocar daqui a 2 anos, quando teremos as eleições presidenciais no país, e parece que a melodia não vai agradar em nada os “Lulopetistas” e seus aliados esquerdistas comunistas.
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (1987)-UNEB e graduação em bacharelado em administração de empresa – FACAPE pela FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE PETROLINA (1985). Pós-Graduado em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL. Licenciatura em Matemática pela UNIVASF – Universidade Federal do São Francisco . Atualmente é proprietário e redator – chefe do blog o ProfessorTM