18 de abril de 2024
Vera Vaia

E ela quer escrever!

dilma-frasesFoto: Arquivo Google

Em entrevista dada à Folha de São Paulo, recentemente, Dilma Rousseff, a ex-presidente, manifestou o desejo de escrever um livro!!!
Ainda não decidiu se seria sobre os bastidores da Lava-Jato ou um romance policial, o que seria mais ou menos a mesma coisa tirando a parte do romance.
Mas ela poderia escrever sobre vários outros assuntos partindo das suas já famosas frases e assim,  concorrer a quase todas as categorias do Prêmio Nobel.
Vamos relembrar algumas e ajudá-la a se decidir sobre o tema.
ASTRONOMIA: Aqui Dilma se mostrou uma profunda conhecedora do espaço sideral: disse que Eduardo Paes é o prefeito mais feliz do mundo e que dirige a cidade mais importante do mundo e da Galáxia. “Por que da Galáxia? Porque a Galáxia é o Rio de Janeiro. A via láctea é fichinha perto da Galáxia que o nosso querido Eduardo Paes tem a honra de ser prefeito”.
GEOGRAFIA: em duas ocasiões diferentes, ela mostrou seu vasto conhecimento sobre o assunto: 1) “quero dizer pra vocês que de fato, Roraima é a capital mais distante de Brasília, mas eu garanto para vocês que essa distância, para nós do Governo Federal, só existe no mapa”. 2) “aqui no estado do Ceará,  o estado do Pará. desculpa gente. É que fui pro Ceará, tá? Ontem eu tava no Ceará”.
FÍSICA:  Dilma tentando transformar pontes em catalisadores de energia: “porque o que é uma ponte? Uma ponte é, geralmente, e é algo que nós nos devemos nos inspirar, porque uma ponte fortalece, uma ponte JUNTA ENERGIA”.
MATEMÁTICA: essa talvez seja a área em que ela mais se destaca. Exemplo: “Foi muito, houve uma procura imensa, tinham seis empresas que apresentavam suas propostas, houve um deságio de quase… foi um pouco mais de 38%, mas eu fico com 38% para ninguém dizer “ah, ela disse que era 38%, mas não é não. É 39, 38 e qualquer coisa ou é 36, 38, eu acho que é 39, mas vou dizer 38”.
ANTROPOLOGIA: até hoje, nenhum livro dedicou uma só linha à Mulher Sapiens, mas ela foi lá com toda propriedade, e inseriu esse detalhe à história da evolução humana. “…nós somos do gênero humano, a espécie Sapiens. Então para mim essa bola é o símbolo da nossa evolução. Quando nós criamos uma bola dessas, nós nos transformamos em Homo Sapiens ou Mulheres Sapiens”.
CIÊNCIAS: no momento em que disse “quando a pasta de dente sai do dentifrício, ela não volta ao dentifrício”, Dilma sabia que essa fórmula composta de flavorizantes, água, abrasivos, umectantes, formam uma pasta densa que não tem capacidade de praticar um movimento de vai e vem. Além disso colaborou com a Engenharia de Embalagens, para mudar o nome “tubo” para “dentifrício”, que, convenhamos, é muito mais chique. Na farmácia você pede ao atendente, por favor me vê um dentifrício pequeno de pasta de dente?
POESIA: mesmo sem se preocupar com a métrica, Dilma é capaz de fazer poesia pura quando diz “sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás, o que é algo muito importante”.
Como já demonstrou conhecimentos suficientes para lançar um livro com informações precisas recheadas de neologismos, certamente a ex-presidente faria muito sucesso e ficaria muito “contenta” por ser reconhecida como uma “besta seller”.

Vera Vaia

Mãe de filha única, de quatro gatos e avó de uma lindeza. Professora de formação e jornalista de coração. Casada com jornalista, trabalhou em vários jornais de Jundiaí, cidade onde mora.

author
Mãe de filha única, de quatro gatos e avó de uma lindeza. Professora de formação e jornalista de coração. Casada com jornalista, trabalhou em vários jornais de Jundiaí, cidade onde mora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *