Os Vinhos da Luiz Argenta

No recente Encontro de Vinhos a mesa da Vinícola Luiz Argenta se destacava com suas bonitas e diferentes garrafas o que nos fez experimentar todo o flight disponível, apresentado pela simpática Daiane Argenta.

arg 1

Fundada em 1999, esta vinícola boutique é a atual proprietária de um dos melhores terroirs do Brasil, um vinhedo que começou a ser plantado em 1929 pela Granja União, uma das pioneiras do vinho brasileiro. Localizada em Flores da Cunha, RS, está dentro da indicação geográfica (IGT) Altos Montes. Algumas parcelas estão plantadas a 885 metros sobre o nível do mar. Todas as uvas utilizadas são próprias.
Em 2009 foi inaugurado o moderno prédio que abriga a vinícola, com uma arquitetura diferenciada, considerada como uma das mais bonitas do mundo.

arg 2

Seus vinhos estão divididos nas seguintes linhas:
– L A Jovem – são vinhos leves e frutados para consumo rápido;
– L A – vinhos de média estrutura amadurecidos por 9 meses em barricas de carvalho francês;
– Luiz Argenta – vinhos de grande potencial de guarda, bem estruturados e elaborados em safras especiais.

arg 3

Degustamos os seguintes vinhos:
Espumante Brut Rosé – pertence à linha L A Joven. Produzido pelo método Charmat, é um corte de Merlot, Shiraz e Pinot Noir.
Muito agradável, com bonita coloração rosa claro. Perfeito para dias quentes como este do encontro.
Sauvignon Blanc – linha L A Jovem. Com uma bonita garrafa de design italiano, este é um vinho ligeiro, com coloração amarela clara. Notas características de maracujá e banana, boa acidez.
Um vinho descompromissado para acompanhar refeições leves como os da culinária oriental.
Shiraz – linha L A Jovem. Produto muito interessante e que se destaca não só pela original garrafa (foto acima) como pela opção de produzir um varietal com esta casta.
Muito agradável e nos impressionou favoravelmente.
Cabernet Franc – linha L A. Outro vinho atípico para os padrões brasileiros. Sua elaboração é muito cuidadosa, bagas selecionadas, maceração com temperatura controlada, fermentação malolática e maturação por 6 meses em barricas de carvalho.
Boa estrutura, acidez correta e taninos muito suaves. Ainda pode evoluir.
Merlot – Linha L A – Um clássico da vinicultura nacional. A casta Merlot é uma das que melhor se adaptou às nossas condições de solo e clima. Elaborado com modernas técnicas e maturado por 1 ano em barricas de carvalho.
Excelente vinho, um dos melhores provados nesta degustação.
Cuveé – Linha Luiz Argenta – Um dos vinhos top desta vinícola. Corte que inclui Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot, maturado por 14 meses em carvalho e 2 anos em garrafa.
O melhor vinho provado neste Encontro 2016. Nível internacional, não deve nada aos melhores vinhos produzidos pelos nossos vizinhos.
Foi uma belíssima prova. Parabéns para a Luiz Argenta pelo bom gosto e ousadia.
Bons vinhos, saúde!
Vinho da Semana: não poderia ser outro.
Vinho
 
LUIZ ARGENTA CUVÉE 2009 – $$$
Vermelho Granada intenso e brilhante.
Aromas intensos, harmônicos e de grande complexidade.
Lembram frutas vermelhas, amora, especiarias, chocolate e baunilha. Um vinho muito estruturado, com um excepcional volume de boca e grande corpo.
Taninos perfeitamente evoluídos e equilibrados.
Harmonização – Molhos vermelhos, encorpados e picantes, queijos maduros e carnes vermelhas de caça e carnes exóticas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *