Arte na Califórnia

Essa semana vou publicar um artigo da minha querida sobrinha Mariana Matarazzo que esteve viajando pela Califórnia.

Arte na Califórnia – Road trip de museus

Para quem viajar para o oeste americano atrás de praia pode aproveitar para conhecer um circuito bem interessante de museus.

Foto1De Young Museum

Em São Francisco, uma boa dica é o De Young Museum. A começar pelo projeto arquitetônico do Herzog de Meuron, que fica escondido no imenso parque Golden Gate. Cercado de verde, o museu valeria a visita pois é bonito por si só.

Foto2De Yong Museum

Um dos aspectos interessantes é que ele foi refeito no mesmo lugar em que o anterior museu (destruído pelo terremoto de 1989) estava localizado. O seu projeto moderno, com fachada de placas de cobre perfuradas, é controverso – nem todos gostam -, mas a intenção de seus idealizadores foi a de criar no visitante diferentes sensações.

Foto2aHerzog e de Meuron – De Young Museum

Nesse sentido, os visitantes podem escolher seu próprio caminho pelas exposições de arte do museu, ao invés de seguir uma rota fixa. Outro elemento interessante está na fachada de cobre, que foi escolhida por sua alteração ao longo do tempo, ganhando uma patina verde com a oxidação, que irá se “misturar” com o verde que está em volta.
Como se não bastasse, estava acontecendo uma retrospectiva do trabalho de Jean Paul Gaultier até o dia 19 de Agosto. A produção da exposição estava impressionante, os manequins ganharam vida e contam a história do que se passava em cada época, além dos trajes clássicos usados por celebridades como Madonna. Perfeito para os amantes de moda e de arquitetura.

Foto3Exposição Gaultier

Em Los Angeles, o LACMA reúne um acervo respeitável em um complexo de sete edifícios localizado bem no coração da cidade, fácil de chegar e com a promessa de agradar vários gostos. O acervo permanente de arte moderna tem clássicos de Magritte, Calder, Picasso, Miró, entre tantos outros. Das exposições atuais, ressaltaria duas: a da fotógrafa Katy Grannan, que está sendo exposta também no Tate de Londres, até o dia 14 de outubro e a do fotografo Michael Hazer, que fez uma série de fotos em tamanho real nomeada de “Actual Size”, até o dia 19 de Setembro de 2012.

Foto4Katy Grannan – “Actual Size”

Quem continuar em São Francisco poderá ver o SFMOMA, fundado em 1935 e que está exibindo o trabalho da artista Cindy Sherman, artista que criticou estereótipos femininos desde o começo da sua carreira em 1960 ao se fantasiar como elas e retratá-las em cenas clássicas, exposto até o dia 08 de outubro de 2012. Vale também subir no Roof Garden, tomar um café, ver a vista e as instalações.

Foto5SFMOMA

Mariana Matarazzo é estudante de arquitetura da Escola da Cidade, está atualmente cursando o semestre em Copenhagen na Royal Danish Academy of Fine Arts. Formada em um colégio inglês, com apetite italiano e curiosidade brasileira.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *