Microsoft alerta para falha de segurança no Windows

Vulnerabilidade no serviço de impressão afeta todas as versões do Sistema Operacional. Usuários devem baixar atualizações.

Google Imagens – O Globo

A MS está pedindo aos usuários do Windows que atualizem o programa o mais rapidamente possível para corrigir uma vulnerabilidade que pode permitir que hackers acessem seus computadores.

Esta falha, conhecida como PrintNightmare (pesadelo da impressão) afeta o serviço Windows Print Spooler, responsável pela comunicação com as impressoras.

A brecha permitiria a criminosos invadirem e controlarem seu computador por meio da Ferramenta de Impressão usada em locais de trabalho com impressoras em rede.

Todas as versões do Windows têm o código vulnerável segundo o Microsoft Security Response Center (MSRC), setor que monitora e resolve incidentes de segurança.

Isso incluir versões do Windows Server de 2004, 2008, 2012, 2016, 2019, 20H2, além do Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10.

A MS disponibilizou uma atualização de emergência para o Windows 10, para o 8.1 e também para o 7, cujo suporte foi encerrado em janeiro de 2020.

A falha havia sido identificada , no fim do mês passado, por pesquisadores da empresa de cibersegurança Sangfor.

Só que, por engano, eles publicaram na internet os códigos da falha. Estes rapidamente foram excluídos, mas há risco de que as informações tenham sido copiadas e sejam usadas por criminosos.

Esta brecha, segundo a MS, daria a hackers a chance de invadir computadores para instalar programas, visualizar e excluir dados e até mesmo criar novas contas de usuário com direito para assumir o controle da máquina.

Para quem tem o Windows 7, a MS recomenda fazer o upgrade gratuito para o 10. Para as versões 8.1 e 10, deve-se acessar o Windows Update e baixar a atualização.

Fonte: O Globo – edição digital

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *