Estes são os recursos do iOS que o Android precisa ter

por Eric Herrmann
Sim, o Android é o nosso sistema operacional favorito. Por isso, queremos sempre a evolução do robozinho verde. Nesta semana, depois de testar alguns serviços do iOS, nosso editor escolheu alguns recursos que a Apple tem e que o Android deveria oferecer. Veja se você concorda com ele!
O sistema operacional da Apple – o iOS – com certeza não é o que você está buscando aqui neste site, e também não é a minha praia. Contudo, estou testando o iPhone SE esta semana, e, em poucos dias, três coisas que ainda faltam no Android me vieram à cabeça. E não são alternativas tão difíceis assim de serem adotadas.
Há algo de errado com a Apple? E como isso beneficia o Android?
Como ter as funções do Android N no seu smartphone
1. Aplicativos de alta qualidade
Eu estou perplexo com a qualidade média dos aplicativos na App Store da Apple. Você pode ver e sentir a maturidade do iOS e os benefícios das de ter um rígido controle de qualidade. A Apple tem uma pequena vantagem temporária sobre o Android: a fabricante lançou seu primeiro smartphone com o iOS em janeiro de 2007 e começou com a App Store em julho de 2008.
Esses meses extras deram à Apple o luxo de ser capaz de banir alguns aplicativos da App Store, uma vez que não cumpriam os critérios de qualidade. Toda a experiência com o smartphone é, portanto, em termos de aplicativos, melhor do que a do Android.
Melhores aplicativos para Android: o que não pode faltar no seu smartphone

androidpit-ios-vs-android-apps-w782Exemplo típico: No Android (à direita) o app do Multicity é feio e não mostra os preços corretamente / © ANDROIDPIT

O Google precisa ser mais exigente na Play Store. Não é porque eles chegaram ao mercado alguns meses depois, que, passados oito anos, ainda estejam orgulhosos de ter algumas centenas de aplicativos a mais disponíveis para o seu sistema do que a Apple.
Alguns apps da Play Store são ruins, muito ruins, e frustram os usuários. Estes aplicativos acabam com o ecossistema e dão aos usuários do iPhone um forte argumento para achar que o iOS é melhor que o Android.
2. Segurança maior do software
Outra coisa que a Apple tem o devido controle no que diz respeito à sua pequena gama de produtos é a segurança de software. A Apple fornece atualizações de segurança para dispositivos lançados cinco anos atrás. No entanto, o Google para com os updates dos dispositivos após três anos.

AndroidPIT-iphone-se-eric-9926-w782Nada mau, chegou um novo update esta semana / © ANDROIDPIT

Aqui está uma lista dos dispositivos da Apple que receberam a atualização para o novo iOS 9:
iPhone 6s (2015)
iPhone 6s Plus  (2015)
iPhone 6  (2014)
iPhone 6 Plus  (2014)
iPhone SE  (2016)
iPhone 5s  (2013)
iPhone 5c (2013)
iPhone 5 (2012)
iPhone 4s (2011)
iPad Pro (12.9-inch) (2015)
iPad Pro (9.7-inch) (2016)
iPad Air 2 (2014)
iPad Air (2013)
iPad 4th generation (2012)
iPad 3rd generation (2012)
iPad 2 (2011)
iPad mini 4 (2015)
iPad mini 3 (2014)
iPad mini 2 (2013)
iPad mini (2012)
iPod touch 6th generation (2015)
iPod touch 5th generation (2015)
Isso também seria possível no Android, já que as atualizações de segurança mensais são oferecidas para muitos dispositivos. Ainda melhor seria, claro,se as novas atualizações de recursos – ou seja, um salto do Android 5.0 para 5.1 ou 6.0 – chegassem aos usuários da Samsung e LG em menos de seis meses após o lançamento. No entanto, os fabricantes afirmam que não poderiam otimizar as personalizações para a interface do usuário em menos tempo.
Confira 10 excelentes opções de aplicativos Antivírus para o seu Android
Nem todas as fabricantes escolhem fazer o mesmo que a  HTC ou a Motorola, que deixam de lado grande parte dos seus próprios ajustes na interface para conseguir distribuir as atualizações mais rapidamente.
O Google ajuda as fabricantes dissociando partes do núcleo do sistema e liberando algumas das funções como atualizações da Play Store, que podem ser instaladas mais facilmente do que um update completo do sistema Android, evitando assim problemas com a interface.

Moto_G_2015_hero-1-3-w782A Motorola mantém a interface bastante simples para facilitar as atualizações / © ANDROIDPIT

E aqui o Google quer dar um passo adiante. O núcleo do sistema deve ser completamente removido da interface do usuário. Se algum problema no núcleo for encontrado e uma atualização estiver disponível, ele poderia ser trocado por um sucessor compatível. Assim a LG, Samsung, Sony e outras fabricantes poderiam manter sua interface e distribuir rapidamente as atualizações do núcleo do sistema. Contudo, não se sabe quando isso vai acontecer.
Dicas para aumentar a segurança no Android
3. Um backup completo
No meu artigo anterior sobre a minha experiência com o iPhone SE eu falei sobre o backup do iCloud, que foi maravilhoso. Com o iCloud é possível transferir todos os dados do seu telefone antigo para o novo em menos de cinco minutos, e tudo volta a ser como antes.
Os aplicativos estão completos, na mesma posição na tela de início, os logins já estão feitos e seus SMS, histórico de chamada, histórico de conversas, jogos e até a imagem de fundo estão exatamente como antes. O Android também faz isso, eu sei, mas a minha vó não conseguiria chegar ao final do processo, como no caso do iPhone.
Como transferir seus dados para um novo celular Android

titanium-app-w782Claro que eu vou rootear meu smartphone para fazer um backup completo / © ANDROIDPIT

Transferir dados de aplicativos de um Android para outro é um processo complexo. Ao redefinir o dispositivo começamos praticamente do zero, porque a função de recuperação do Google é, digamos, um lixo. Se você não prestar atenção, o Google instalará todos os apps que você um dia já baixou da Play Store. Além disso, você tem que efetuar login novamente em praticamente todos os aplicativos.
Como fazer backup no Android
Neste ponto eu tenho que ficar do lado do Google e culpar os desenvolvedores dos aplicativos. Desde o API nível 8, ou Android 2.2, há um backup de dados, através do qual é possível fazer o upload dos dados do seu aplicativo para qualquer serviço de nuvem.
Desde o Android 6.0 Marshmallow esta função está vem ativa de fábrica. Os desenvolvedores deveriam dar uma olhada nos documentos do Google. Se quiserem argumentar que somente uma porcentagem muito pequena dos usuários já recebeu a atualização para o Android 6.0, atrasando assim os desenvolvedores, vale dizer que o Google já pensou nisso.
Conclusão
O Android é um ótimo sistema operacional, muito mais aberto que o iOS e para sempre meu favorito. Os três pontos mencionados acima são, no entanto, muito melhores no iOS e eu quero vê-los melhorados no meu dispositivo. O Google e os desenvolvedores de aplicativos para Android deveriam, portanto, gentilmente intervir e mostrar para a Apple que eles podem ser ainda melhor.
FONTE: ANDROIDPIT
Eric Herrmann, autor do artigo, faz parte da equipe do AndroidPIT desde 2014, escrevendo artigos e análises para o site alemão. Depois de um começo lento com um Xperia P, migrou rapidamente para um Nexus 4, dispositivo que lhe serviu de cobaia para seus primeiros experimentos flasheando ROMs. Agora ele é um especialista em ROMs customizadas. Além disso, ele adora sushi.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *