Como aumentar a velocidade do Wi-Fi no celular

Se você notar que seu Wi-Fi está consumindo muito mais bateria do que normalmente, ou você parece estar sempre conectado, mas a Internet não é exatamente rápida como o esperado, você pode estar sofrendo de uma conexão Wi-Fi ruim. Aqui está nosso guia de como melhorar o sinal Wi-Fi e acelerar a velocidade da internet no seu celular Android ou iPhone.

Verifique a que distância você está do roteador ou modem

Antes mesmo de sair instalando apps, é sempre uma boa ideia verificar o quão perto (ou longe) você está do roteador, ou do modem da operadora de internet. Caso os problemas de velocidade ocorram apenas quando você estiver a alguma distância do roteador, é sempre uma boa ideia sentar-se um pouco mais perto.

Se isso não for possível, você pode ser obrigado a mover fisicamente o roteador para um local melhor. Além disso, lembre-se de que paredes podem causar interferência e reduzir a velocidade da conexão entre o modem e o celular ou tablet.

Se os problemas permanecerem mesmo depois que você estiver relativamente perto do roteador, é sempre aconselhável reiniciá-lo de tempos em tempos.

Além de desligar e ligar novamente o roteador — que deve ser sempre a primeira opção ao notar uma conexão Wi-Fi ruim — outra maneira é usar o app Wi-Fi Analyzer. Em primeiro lugar, ele indica o melhor canal a ser usado para sua rede particular. Sem entrar em detalhes, ele permite otimizar a rede e significa que você não precisa ser um técnico para fazer isso. O canal pode então ser definido nas configurações do modem ou roteador de acesso à internet.

Em segundo lugar, ele avalia qual rede no local tem a conexão mais estável, que muitas vezes não é aquela à qual seu telefone se conecta por padrão. Finalmente, oferece fácil acesso às informações da rede, como seu endereço IP, gateway de rede, DNS, etc. Elas não são essenciais, mas podem úteis para diagnósticos avançados mais tarde.


O aplicativo Wi-Fi Analyzer parece intimidador, mas é útil quando você se acostuma a ele / © NextPit

Baixe o Wi-Fi Analyzer na Baixe o Google Play Store

Se você tem um iPhone, um aplicativo semelhante é o Network Analyzer:

Baixe o Network Analyzer na Apple App Store

Verifique se a capinha do celular está bloqueando o sinal

Usando uma capa no smartphone? Se sim, pode ser uma boa verificar se uma das causas para a má conexão Wi-Fi (e de dados da operadora) está ligada ao acessório. Muitas capinhas realmente pioram seu sinal Wi-Fi, especialmente se eles usam metal na fabricação.

Para ver se a capa está afetando seu sinal de internet, faça um teste de velocidade sem o acessório, depois, no mesmo local, coloque a capinha de volta e faça o teste novamente.

Se você notar uma diferença com e sem capa, talvez seja hora de considerar outra capinha. Você também pode fazer o mesmo teste usando o app oficial do Speed Test. No entanto, o aplicativo pede um número grande de permissões, por isso recomendamos que você o desinstale assim que tiver concluído seu teste.

Se você notar uma diminuição na velocidade Wi-Fi sem usar capa (esquerda) e depois com (direita), então pode ser hora de trocar de capinha
/ © NextPit/Ookla

Garanta que o roteador está na melhor posição

Outro truque que pode melhorar muito a conexão Wi-Fi em casa é melhorar a localização do roteador. Muitas vezes, ele é instalado bem ao lado do telefone ou da saída de TV a cabo, mas esta raramente é o melhor posição para o aparelho.

Há vários apps que ajudam a otimizar a posição de seu roteador ou ponto de acesso para puxar mais internet do Wi-Fi. Entretanto, a maioria das instruções é muito técnica para ser executada por um leigo.

O melhor recurso, portanto, é entrar em contato com seu provedor, que tem as ferramentas necessárias para posicionar seu roteador no melhor local possível dentro de sua casa. O ideal é que isto seja feito pelo técnico no dia da instalação.

Caso você tenha uma grande casa, com vários cômodos ou andares, também é recomendável o uso de repetidores ou roteadores Wi-Fi Mesh.
Use a conexão Wi-Fi de 5 GHz quando possível

A maioria dos celulares Android e iOS (e roteadores) atuais suportam a banda de frequência de 5 GHz. Ao configurar seu roteador, o mais provável é que o técnico da operadora tenha criado duas redes Wi-Fi separadas para escolher. A maioria dos roteadores nomeia as redes de 5 GHz com o complemento “5G” no final do SSID.

Se você acha que está em uma rede lenta de 2,4Ghz, é sempre uma boa ideia mudar para a opção de 5 GHz na qual é possível alcançar velocidades maiores. Há 23 canais de 20 MHz cada na frequência de 5 GHz, que é muito mais do que os 14 canais oferecidos na faixa de 2,4 GHz. Como os canais não se sobrepõem, é provável que você obtenha um sinal melhor em seu Wi-Fi quando conectado a uma rede de 5 Ghz.

É importante dizer que uma rede de 5 Ghz tem um alcance muito menor em comparação com 2,4 Ghz. Na prática, ao se afastar do roteador, a velocidade de conexão à internet cai muito mais rápido na frequência de 5 GHz do que no padrão antigo. Se for o caso, é melhor voltar para a rede Wi-Fi de 2,4 GHz, que apesar de mais lenta, tem um alcance maior.

Atualize seu rádio ou firmware

Se o celular ainda estiver recebendo atualizações da fabricante, então isto provavelmente não se aplica a você, mas se você estiver usando custom ROMs personalizadas, você pode precisar ocasionalmente atualizar manualmente o rádio em seu Android.

Como exemplo, aqui está como atualizar o bootloader e o rádio no Nexus 5. Também é bom confirmar se o celular está na última versão do Android para garantir o melhor desempenho. Para verificar isso, vá para Configurações > Sobre > Atualizações de software.


Atualização dos drivers do aparelho é recomendado apenas para usuários avançados com ROMs personalizadas / © NextPit
Configure o celular para evitar conexões lentas (Android 6.0 Marshmallow ou anterior)

Nota: esta etapa não está disponível em versões recentes do sistema Android

No menu Configurações do celular, há uma pequena opção que diz ao seu smartphone para evitar conexões Wi-Fi ruins, o que significa que enquanto ele estiver procurando por redes disponíveis, ele realmente evitará tentar se conectar àqueles com sinal fraco e velocidade baixa.

Isto economiza um bom tempo de frustração e testes de velocidade. Basta ir para Configurações > Wi-Fi e selecionar o botão do menu “⋮”, e depois Avançado. Aqui você verá a caixa de seleção para evitar conexões ruins.


Evitar conexões Wi-Fi ruins é uma ótima ideia! Mas esta opção só está disponível para celulares Android mais antigos / © NextPit

Esquecemos de algum truque? O que você faz para aumentar seu sinal Wi-Fi?

Fonte: Nextpit – Escrito por: Rahul Srinivas

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *