7 Exercícios Para Alivar as Dores Nas Mãos e Nos Pulsos

Quando as tarefas corriqueiras se tornam difíceis por causa de rigidez, dores e inchaço nas mãos, alguns exercícios muito simples podem ajudar a voltar ao normal. Utilizamos as nossas mãos o tempo todo e esquecemos que elas também precisam de cuidados, inclusive exercícios regulares. É muito importante exercitar os dedos, as palmas e os pulsos para evitar dores e desconfortos.
A Causa das Dores Nas Mãos
Uma das causas pode ser a atrite, que desgasta a cartilagem das juntas entre os ossos. O sistema articular produz um líquido para lubrificar as juntas, e a artrite, ao causar inflamação e irritação nesse sistema, prejudica a formação desse líquido. As dores podem piorar ao longo do tempo, principalmente para quem executa tarefas diárias e repetitivas, como digitar no computador ou mexer em utensílios de cozinha. A força das mãos também pode diminuir, tornando-as fracas e, com isso, dificulta a atividade de muitas tarefas.
Como Tratar
São diversos os tratamentos médicos, como a prescrição de medicamentos orais para aliviar a dor. Injeções e medicamentos com esteroides também são bastante usados, pois agem diretamente nas inflamações das juntas. No entanto, se você não tem a doença e está com dores nas mãos, uma boa dica é fazer pequenos exercícios. Ao exercitar os pulsos, dedos e palmas, você fortalece os músculos que envolvem as juntas, e com isso pode realizar as suas tarefas com mais facilidade. Além disso, essas atividades tornam os tendões mais flexíveis e colabora na produção de líquido sinovial, mantendo-as juntas saudáveis.
7 Exercícios Para Acabar Com Dores Nas Mãos
Exercício 1: Pulso Fechado
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Você pode fazê-lo a qualquer hora, quando sentir quaisquer dores. Mantenha a sua mão em linha reta e feche-a lentamente, mantendo o polegar para fora. Abra e feche por 10 vezes repetidas. Faça o mesmo com a outra mão.
Exercício 2: Dedos Dobrados

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Com a mão espalmada, dobre o dedo em direção à palma, mantenha por alguns segundos, e volte à posição normal. Faça isso com todos os dedos e repita o mesmo procedimento com a outra mão.
Exercício 3: Polegar Dobrado
Mantenha o mão espalmada e reta. Dobre o polegar em direção à palma da sua mão e tente alcançar o dedo mindinho o máximo que puder. Mantenha por alguns segundos e volte à posição normal. Repita por 10 vezes, e faça o mesmo com a outra mão.
Exercício 4: Fazer um ‘O’
Este é um exercício que pode ser feito quando surgirem dores repentinas. Abra as mãos e faça um movimento de círculo, como se estivesse criando a letra ‘O’ (veja na imagem acima). Repita o exercício algumas vezes até passar o desconforto.
Exercício 5: Sobre a Mesa
9e96d6b6-c05f-4370-8c36-9826325fbebeRecoste a mão com em uma mesa, com o lado do dedo mindinho para baixo e aponte o polegar para cima, dobrando os outros dedos, fazendo com eles um movimento de abrir e fechar. Repita por 10 vezes e então repita o mesmo procedimento com a outra mão.
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Exercício 6: Dedos Elevados
Coloque a sua mão em uma superfície lisa com a palma voltada para baixo. Levante devagar o dedo, mantendo-o por alguns segundos, e então volte lentamente à posição normal. Faça o mesmo com os outros dedos, e em seguida com a outra mão.
Exercício 7: Pulso Esticado
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Exercitar o seu pulso é muito importante, principalmente para quem tem artrite, pois a doença tende causar fortes dores nesta área. Estique o braço com a palma da mão para baixo. Pressione-a com a outra mão (como mostra a imagem acima), e mantenha a posição até sentir que os tendões estão esticados. Volte à posição normal e repita o exercício por 10 vezes. Faça o mesmo com a outra mão.
Fonte: healthline.com

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