16 de setembro de 2024
Curiosidades

Fábrica de Sorvetes Kibon

Fábrica da Kibon em 1941

Ficava na Rua Visconde de Niterói, na Mangueira – RJ

“A futura Kibon surgiu no Brasil em 1941, após uma busca de seus proprietários, que estavam primeiramente estabelecidos na China, e quando foram atingidos duramente pela guerra entre China e Japão em 38. Na época ela não se chamava Kibon e sim U. S. Harkson do Brasil (iniciais do nome de seu proprietário Ulisses Harkson)

Kibon teve lugar num balcão na Rua do Matoso. Não podemos esquecer que estávamos em plena Segunda Guerra e que o Brasil passava por racionamento, o que dificultou a obtenção de matéria-prima para a fabricação de sorvetes, além da dificuldade de importação de maquinário para tal.

Os primeiros sorvetes fabricados pela Kibon foram o Eskibon e o Chicabon. Em 1943 abriu-se uma filial em São Paulo que fabricava ovos em pó e sorvetes. Algum tempo depois se abriu a fábrica da Kibon na Rua Visconde de Niterói, Rio, no bairro da Mangueira.

Com seu crescimento passou a se chamar Cia Harkson Indústria e Comércio Kibon. Nessa época já eram produzidos picolés, copinhos de sorvetes, latas e tijolos. Havia um serviço de entrega a domicilio de bolos de sorvetes feitos por encomenda.

Em 1960 a sua razão social mudou mais uma vez e a fábrica passou a se chamar Kibon S.A. – Indústrias Alimentícias.

O sucesso feito lá na China se repetiu no Brasil. Em 1942, começavam a circular no Rio de Janeiro os primeiros carrinhos amarelos e azuis.

Às cores, herança dos tempos em Xangai, acrescentou-se o nome: Sorvex Kibon.

Os dois primeiros lançamentos tornaram-se clássicos: quem não conhece o cremoso Eskibon e o Chicabon, a delícia no palito?

De lá para cá, a Kibon se tornou uma das marcas queridas do Brasil, com uma família enorme de sorvetes que se tornaram clássicos para crianças e adultos. Entre as delícias, chicabon, tablito, frutilly, fruttare, Magnum e muito mais.

Uma nova fábrica foi construída em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco (1971) e outra em São Paulo (1979).

Com o desenfreado crescimento da Favela da Mangueira próxima à Kibon e o aumento da violência na região, a fabrica do Rio foi desativada e suas instalações foram doadas para virar um Centro Comunitário”.

Hoje funciona a FAETEC.

Finalmente a marca Kibon e suas fábricas foram adquiridas pela UNILEVER.

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curiosidades

Danone

Curiosidades

Donuts

Curiosidades

Fanta