O altar lateral na Capela Cornaro da igreja de Santa Maria da Vitória, em Roma, é dominado pela imensa escultura de Bernini, considerada uma das mais fantásticas obras-primas do Barroco italiano.
O altar da Capela Cornaro (Foto: Divulgação)
Completada pelo grande escultor em 1652, é uma dramatização da experiência descrita pela carmelita descalça, Teresa de Ávila, canonizada poucos anos antes de Bernini se dispor a esculpir o que a santa descreveu em sua autobiografia, “Vida de Teresa de Jesus (1515/1582). Considerada uma das Doutoras da Igreja, Teresa descreve seu encontro com o anjo que lhe provocou o êxtase religioso que Bernini tão bem descreve em mármore. Segundo Teresa, ela viu um anjo atravessar seu coração com uma lança dourada, o que lhe causou tanto uma intensa alegria quanto uma intensa dor.
Detalhe: o êxtase da santa (Foto: Divulgação)
A estátua é iluminada pela luz natural filtrada por uma pequena janela na cúpula que cobre o altar, luz acentuada pelos raios de gesso dourado que o artista criou para mostrar o lado místico da experiência da carmelita, raios que enfatizam a presença do Espírito Santo nesse episódio.
A presença do Espírito Santo (Foto: Divulgação)
O pano de fundo e as laterais do altar são em mármore colorido, assim como os camarotes onde Bernini colocou os patronos da capela, membros da família Cornaro, que são vistos conversando, atentos ou rezando diante da estátua.
Os patronos da Capela Cornaro (Foto: Divulgação)
O contraste entre o mármore colorido e a alvura da pedra usada pelo escultor para descrever Teresa e o anjo aumenta a sensação de diferentes realidades. Copio aqui o que disse o crítico de arte Rudolf Wittkover: “Bernini diferenciou os vários níveis da realidade. Os Cornaro parecem tão vivos quanto nós, os que estamos visitando a igreja Pertencem ao nosso mundo, ocupam o mesmo espaço que ocupamos. Já Teresa, no sobrenatural evento ali descrito, está numa outra esfera, isolada pela luz celestial que a ilumina”.
Apesar do ponto de partida do escultor ter sido a autobiografia de Teresa, há muitos detalhes criados pela imaginação do mestre, como a posição do corpo, o hábito esvoaçante, assim como a carga sensual do momento vivido pela carmelita. “Certamente nenhum outro artista ousou tanto quanto Bernini na transformação da aparência da santa” dizem muitos dos mais renomados críticos de arte, desde John Ruskin (1819/1900).
Igreja de Santa Maria da Vitória, Roma
Fonte: Blog do Noblat
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.