18 de abril de 2024
Colunistas Lucia Sweet

Mais um golpe em andamento foi impedido

O plano era aumentar, continuamente, os combustíveis sem justificativa e clareza e provocar uma paralisação dos caminhoneiros para instaurar o caos na economia.
Foto: Google Imagens – Diário do Nordeste
Tudo orquestrado.
A partitura da música de esquerda sendo seguida à risca por vários maestros.
E a imprensa e “formadores de opinião” dançam conforme a música.
Se você acha que é teoria da conspiração e prefere ignorar a crise provocada e a queda na bolsa (que hoje sobe puxada pela valorização das ações da Petrobras) cito Joseph Heller, em seu livro “Catch-22” — Só porque você é paranoico , isso não significa que eles não estão atrás de você.
Para quem não leu o livro, esta é a resenha publicada na Amazon.br:
“Passado em Itália durante a II Guerra Mundial, conta a história de um comandante de bombardeiros, um herói incomparável e matreiro, que está furioso porque milhares de pessoas que não conhece de lado nenhum querem matá-lo. Mas o seu verdadeiro problema não é o inimigo – é o seu próprio exército, que está sempre a aumentar o número de missões de voo que os homens têm de cumprir para completarem a sua comissão de serviço. Porém, se tenta arranjar uma desculpa para ser dispensado das perigosas missões que lhe são atribuídas, viola a Catch-22, o Artigo 22, uma norma burocrática hilariante mas ao mesmo tempo sinistra: um homem é dado como doido se continuar a participar voluntariamente em perigosos voos de combate, mas se apresentar um pedido formal de dispensa é declarado mentalmente são e como tal é-lhe negada a dispensa. Com o recurso à sátira, ao humor negro, e aparentando uma lógica irrefutável, o livro argumenta que a guerra é uma loucura, que os militares são loucos e, muito provavelmente, que a vida moderna é também uma loucura.”
Lucia Sweet

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *