
A respeito do discurso do Secretary of War Peter Hegseth (Ministro da Guerra), em 30 de setembro de 2025, para líderes militares em Quântico, Virginia, verifiquei que os canais de notícias independentes fizeram uma melhor cobertura, sem as distorções habituais dos meios de comunicação tradicionais.
Aqui faço um resumo do discurso de Pete Hegseth. Hegseth discursou para cerca de 800 generais, almirantes e membros ativos de alto escalão, anunciando 10 diretrizes de reorientação das Forças Armadas para o “combate” e um “ethos guerreiro”.
Hegseth renomeou o Pentágono. Agora é Ministério da Guerra, não mais de Defesa, e exigiu alinhamento ou renúncia. Seu discurso de cerca de 30 minutos, seguido pelos comentários de uma hora do Presidente Trump, enfatizou a prontidão, a dissuasão e o descarte de políticas consideradas distrações. Abaixo estão alguns dos pontos principais.
Combate, como única missão.
“A partir deste momento, a única missão do recém-restaurado Ministério da Guerra é esta: combater. Preparar-se para a guerra e preparar-se para vencer. Seremos implacáveis le intransigentes nessa busca.”
Hegseth enfatizou a dissuasão por meio da força: “Não queremos guerras, queremos evitá-las, mas se for preciso, usaremos forças avassaladoras e decisivas para destruir o inimigo e trazer nossas tropas de volta para casa.” É uma mudança da postura “defensiva” da era Biden.
Eliminar Políticas “Woke”: Chega dessa m&rd@ de justiça social, politicamente correto e lixo ideológico tóxico. Chega de caras de vestido e ilusões de gênero. Chega de meses dedicados a “consciências”. Chega de escritórios de DEI (Diversidade, Igualdade e Inclusão).
Hegseth criticou a “falácia insana de que ‘nossa diversidade é nossa força'” e defendeu a demissão de oficiais de alto escalão, incluindo o general negro da mais alta patente e a principal almirante da Marinha. A “Política Chega de Pisar em Ovos” revisará os processos de Igualdade de Oportunidades para coibir reclamações “frívolas”.
Reforma da Aptidão Física e da Aparência. Hora de cortar a gordura — literal e figurativamente. “É cansativo olhar para as formações de combate… e ver tropas gordas. Da mesma forma, é completamente inaceitável ver generais e almirantes gordos nos corredores do Pentágono.” Todos os membros das Forças Armadas, incluindo os de quatro estrelas, deverão passar por dois testes anuais de aptidão física com verificações de altura e peso. “Chega de barbas”, exceto para as forças especiais.
Redução da Burocracia . “Vencemos a Segunda Guerra Mundial com sete generais de quatro estrelas. Hoje, temos quarenta e quatro.” O objetivo inicial é obter uma redução de 20% no número de oficiais superiores (Política de Menos Generais, Mais Soldados”) para capacitar combatentes jovens e agilizar as operações.
Hegseth chamou as ROE (Regras de Engajamento) atuais de “politicamente corretas” e pressionou por regras de “senso comum” para maximizar a letalidade, sem rejeitar a Convenção de Genebra.
Hegseth exortou Lealdade ou Renúncia. “Se você não concorda com esta visão… faça a coisa certa e renuncie.” Isso ecoou o apelo de Trump por lealdade, com uma piada sobre dissidentes perdendo patente.
Os comentários de Trump acrescentaram planos para mais de US$ 1 trilhão em gastos militares em 2026 e o uso de cidades americanas, Chicago por exemplo, como “campos de treinamento” contra uma “invasão interna”.
Comentários a respeito do Discurso de Hegseth:
– The Free Press (Centro/Independente) publicou: “O discurso de Hegseth em Quantico foi um dedo do meio para a velha guarda do Pentágono”. E enfatizou a frustração das tropas com a burocracia. A exigência de condicionamento físico se alinha aos dados do Ministério da Guerra que mostram taxas de obesidade acima de 20%.
“The War Horse”, uma publicação administrada por veteranos, elogiou o foco na aptidão física, citando que 30% dos recrutas são reprovados nos testes iniciais de aptidão física.
O “Terminal Lance” zombou da frase “generais gordos”: “hilária, mas verdadeira”.
Os veículos tradicionais deram ênfase a viés partidários — os de esquerda criticaram falar sobre os gordos e denunciaram vibrações “autoritárias”, enquanto os de direita aplaudiram a cruzada “anti-woke”.
Leia a transcrição do Pentágono para obter o conteúdo original.

Jornalista, fotógrafa e tradutora.
