7 de novembro de 2025
Lucia Sweet

Debate no Congresso americano

Leia abaixo um trecho do debate no Congresso americano entre Robert F. Kennedy Jr., Secretary of Health and Human Services (equivalente no Brasil a Ministro da Saúde) e a Senadora de esquerda Elizabeth Warren.

O presidente Donald Trump chama a senadora Warren de “Pocahontas”, como uma referência sarcástica ao fato de ela ter-se identificado como “nativa americana” da tribo Cherokee para obter vantagens profissionais.

Warren pediu desculpas à Nação Cherokee em 2019. Ou seja, mentiu mas ficou impune. Lembra o FHC, que se declarou mulato. Por falar nisso, ele ainda está vivo? Por que não se fala mais nele?

Errar é humano. O Secretário Robert Kennedy Jr. corrigiu o erro. Bravo! E desmoralizou a Pocahontas do Senado.
Senadora Warren: Secretário Kennedy, o senhor disse à chefe do CDC que, se ela não aprovasse mudanças no calendário de vacinação infantil, deveria renunciar?

Secretário Kennedy: Não, eu disse que ela deveria renunciar porque perguntei: “A senhora é confiável?” e ela respondeu: “Não”.
Senadora Warren: Como assim?
Secretário Kennedy: Se a senhora tivesse um funcionário que admitisse não ser confiável, pediria sua demissão?
Senadora Warren: Mas ela disse publicamente que lhe pediram para pré-aprovar…
Secretário Kennedy: Não me surpreende.
Senadora Warren: Está dizendo que ela mentiu?
Secretário Kennedy: Sim. Todas as nossas conversas tiveram testemunhas.
Senadora Warren: Há um mês, o senhor a descreveu como “irrepreensível” e disse ter “plena confiança” nela e em suas credenciais científicas. Em um mês, ela virou mentirosa?
Secretário Kennedy: Sim. Pergunte a ela o que mudou. Aliás, há um mês a senhora votou contra ela por considerá-la incompetente. Agora concordo com a senhora.

Lucia Sweet

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

author
Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *