Compaixão 🙏🏻

Hoje, 7 de maio de 2020, dia da lua cheia de maio, é o dia do Vesak, que marca o nascimento, iluminação e morte de Gautama Buda.  É o dia mais sagrado para milhões de budistas em todo o mundo.

Ao honrarmos o nascimento, a iluminação e a morte do Senhor Buda este ano, lembremo-nos do Sutra: ”Como todos os seres vivos estão sujeitos a doenças, eu também estou doente”.

Foi no dia de Vesak há dois milênios e meio atrás, no ano de 623 AC, que Buda nasceu.  Nesse dia, Buda alcançou a iluminação e faleceu em seu 80º ano.

Tomaz canta Om Mani Padme Hum, que significa glória à joia que está no lótus, com melodia tibetana.

No início ouvimos mais de 5 mil lamas e monges tibetanos recitando sutras em Dharamshala, gravados por Eddie Pimentel no Thekchen Chöling.

Depois todos comemos arroz doce, com frutas cristalizadas, e tomamos chá salgado. Na ocasião tivemos a honra de sermos os únicos convidados ocidentais de uma cerimônia com os chefes de províncias tibetanas no exílio, com a presença de sua Santidade o Dalai Lama.

Dharamshala é uma cidade que fica no estado indiano de Himachal Pradesh.  Cercada por florestas de cedro à beira do Himalaia, esta cidade nas colinas abriga o Dalai Lama e o governo tibetano no exílio.  O Complexo do Templo Thekchen Chöling é um centro espiritual do budismo tibetano, enquanto a Biblioteca de Obras e Arquivos Tibetanos abriga milhares de manuscritos preciosos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *