Lula está perdendo espaço como “alternativa séria” a Bolsonaro

Ex-presidente, que saiu da cadeia com fogo no olhar, começa a enfrentar o ostracismo. Quase ninguém mais fala dele.

                                                            Foto: DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

O que estaria acontecendo com o ex-presidente Lula, recém-libertado da prisão após sua condenação por corrupção e lavagem de dinheiro? Será que ele está deixando discretamente de ser o principal (ou único?) grande nome da política brasileira capaz de enfrentar o presidente Jair Bolsonaro nas próximas eleições presidenciais?

A situação não está clara, mas é difícil imaginar que Lula ande muito feliz com o que estão fazendo bem nas suas barbas. Ele saiu da cadeia pegando fogo. Hoje já falam menos dele do que falavam. E amanhã?

O grande adversário de Bolsonaro, ou a grande aposta dos adversários do presidente em tirá-lo do futuro do Brasil, não parece estar mais na classe proletária. Ao contrário: os nomes escolhidos para essa tarefa, na conversa do momento, estão na elite da elite da elite – tudo farinha do mesmo saco de Lula, na vida real, mas na pose pública é gente que estaria do lado exatamente oposto ao dos interesses “populares”.

É engraçado, sem dúvida. Mas o que estão tentando fabricar como “alternativa séria” a Bolsonaro é algum tipo “moderado- liberal-centrista-moderno-socialmente sensível-preocupado com a ecologia- preocupado com a pobreza-preocupado com a desigualdade-etc”.

Falam, entre outros, num apresentador de televisão milionário, cercado por banqueiros mais milionários ainda, cujo dote é ser um sujeito muito conhecido. É o típico membro do “1% mais rico” da população – mas que com muito marketing, muita TV Globo, muitos milhões e muito aval de “gente séria”, talvez possa crescer nos próximos três anos, segundo se imagina.

E Lula? Será que já estão botando o homem de lado?

Fonte: Metropole.com

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *