15 de janeiro de 2025
Ilmar Penna Marinho

Que venha o sol de dias melhores

Uma portaria de 2019 do presidente Bolsonaro proibiu o presidente da Venezuela de entrar no país, antes de a ONU condenar o regime de Nicolás Maduro por crimes de lesa humanidade.

Em 29 de maio de 2023, o presidente Lula recebeu Maduro, em Brasília, num cerimonial de celebração do momento histórico do reencontro de dois companheiros de luta política.

De um lado, o títere, que comanda a Venezuela com mão de ferro e suma arrogância.

Do outro lado, um solto das grades, de volta à volúpia do poder para se perpetuar na bonança.

Após a fraudulenta eleição presidencial venezuelana de 28 de julho, mundialmente repudiada, a fraterna amizade se azedou entre os dois líderes de “democracias relativas”.

Nosso presidente se limitou a repetir que: “Maduro é problema da Venezuela” e voltou ao seu sepulcral silêncio sobre o futuro do regime ditatorial do país fronteiriço.

Em resposta à mensagem ameaçadora ao Brasil de “quem se mete com a Venezuela se dá mal”, coube à diplomacia brasileira, após fracassar nas tentativas de apaziguar os ânimos guerreandi, recuperar o tradicional prestígio do Itamaraty e encabeçar o bloqueio da tentativa da Venezuela entrar no BRICS.

Além do desgastante conflito bolivariano, o boquirroto mandante brasileiro, 4 dias antes do final da eleição americana, se enredou em outra encrenca internacional, ao irresponsavelmente conclamar que: “torço pela Kamala, pois a sua vitória seria um marco significativo para o fortalecimento da democracia nos Estado Unidos”.

Sem se saber ainda qual será o teor da reação republicana ao governo brasileiro, após a sua vitoriosa volta à Casa Branca e controle total do Congresso, a obscuridade domina o futuro do país, com uma inflação galopante e uma economia cada vez mais se afundando num mar de incertezas.

Que Deus proteja o Brasil a reencontrar os dias de sol, voltando nosso maravilhoso pais a brilhar na trilha da ordem e do progresso verde amarelo.

Ilmar Penna Marinho Jr

Advogado da Petrobras, jornalista, Master of Compatível Law pela Georgetown University, Washington.

Advogado da Petrobras, jornalista, Master of Compatível Law pela Georgetown University, Washington.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *