16 de fevereiro de 2026
Ilmar Penna Marinho

A guerra do petróleo na Venezuela

Nicolás Maduro ameaçou exportar para a China os bilhões de barris de petróleo venezuelano, cerca de 1/5 das reservas mundiais, essenciais para os EUA manterem a hegemonia global, prometida na campanha eleitoral da “América First” de Trump.

O mundo acordou com a ação militar americana na Venezuela, a perdurar “até que se restabeleça a estabilidade política e se garanta a permanência das petroleiras americanas” para extrair o estratégico petróleo venezuelano.

Tendo editado 3 livros sobre a indústria do petróleo (Política e poder, Petróleo; Soberania e Desenvolvimento e O Quinto Poder), considero que a invasão militar da Venezuela e o sequestro do seu Presidente e sua esposa, para serem julgados, em Nova Iorque, pelos de “crimes de terrorismo e tráfico de drogas”, é apenas mais um capítulo da guerra do petróleo.

Lula, ex-companheiro do ditador Maduro, usou a mídia da comunicação para condenar o “ataque americano, a captura e a prisão do Presidente Maduro, como um “gravíssima ataque à soberania da Venezuela, um precedente extremamente perigoso”.

Nesses três últimos anos, o Brasil têm sido governado por um ex-presidiário.

Na insidiosa campanha popularesca de “Lula Livre”, tentou-se desacreditar a justa e unânime condenação por 8 anos e 10 meses de prisão do líder petista, por “corrupção passiva e lavagem de dinheiro”. Foi solto antes por um erro de “CEP”. Nunca foi inocentado. Seu processo, em 1a Instância, prescreveu por sua idade.

È o contribuinte brasileiro quem pagará o vultoso empréstimo do BNDES de R$ 10 bilhões, que o caloteiro governo venezuelano se recrsa a pagar pelas “grandes obras de infraestrutura”, empreendidas pelas empreiteiras brasileiras.

A invasão da Venezuela violou a combalida Carta da ONU, como aconteceu em outros trágicos episódios da geopolítica do mundo contemporâneo.

Mas a maior vergonha têm sido os demagógicos apelos de Lula nas 120 viagens e reuniões internacionais para ser nomeado o “salvador mediador da crise da Venezuela”.

Que Deus proteja o Brasil dos usurpadores do poder, que querem se perpetuar no Planalto.

Advogado da Petrobras, jornalista, Master of Compatível Law pela Georgetown University, Washington.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *