8 de agosto de 2022
Saúde

Quantos graus é febre (e como medir a temperatura)

Por norma, é considerado febre quando a temperatura axilar é superior a 38ºC, já que temperaturas entre os 37,5º e os 38ºC podem ser facilmente atingidas, especialmente quando está muito calor ou quando se tem muitas camadas de roupa vestida.

A forma mais segura de saber se se está com febre é usar o termômetro para medir a temperatura corporal, e não confiar em apenas em colocar a mão na testa ou na nuca.

Muitas vezes, a temperatura alta pode ser diminuída de forma natural, retirando-se uma peça de roupa ou tomando um banho com água morna, quase fria, por exemplo. Porém, nos casos em que a temperatura na axila é superior a 39,6ºC é recomendado procurar atendimento médico, pois pode ser necessário o uso de remédios.

Temperatura corporal normal

A temperatura corporal é considerada normal quando varia entre os 35,4ºC e 37,4ºC, desde que medida na axila.

Que temperatura é febre

É considerado febre quando a temperatura axilar é superior a 38ºC, no entanto, dependendo do valor, a temperatura pode ser classificada de diferentes formas:

  • Ligeiramente aumentada (subfebril): entre os 37,5ºC e os 38ºC. Nestes casos, costumam surgir outros sintomas, como arrepios, cansaço, tremores ou vermelhidão do rosto;
  • Febre: superior a 38ºC.
  • Febre alta: acima de 39,6ºC. Deve ser considerada uma emergência médica e, por isso, deve-se ir ao hospital.

Já em bebês e crianças, também é relativamente frequente a medição da temperatura na região anal. Nesses casos, a maior parte dos pediatras considera febre a partir dos 37,8º C.

37,5ºC é febre?

A temperatura 37,5ºC não é considerado febre, sendo indicativo de que a temperatura do corpo está ligeiramente aumentada, o que pode pode ser devido ao uso de roupas muito quentes ou ficar muito tempo no sol, por exemplo.

No entanto, essa temperatura pode também ser indicativa de início de um processo infeccioso ou inflamatório e, por isso, é interessante que a temperatura seja monitorada ao longo do dia para verificar se aumenta, principalmente se surgirem outros sintomas.

Como medir a temperatura corretamente

Para medir a temperatura corporal corretamente primeiro é importante saber como utilizar cada tipo de termômetro. Os mais comuns são:

  • Termômetro digital: colocar a ponta metálica na axila, ânus ou boca em contato direto com a pele ou as mucosas e esperar até ao sinal sonoro, para verificar a temperatura;
  • Termômetro de vidro: colocar a ponta do termômetro na axila, boca ou ânus, em contato direto com a pele ou as mucosas, esperar 3 a 5 minutos e depois verificar a temperatura;
  • Termômetro infravermelho: apontar a ponta do termômetro para a testa ou para o interior do canal auditivo e apertar o botão. Após o “bip” o termômetro mostrará a temperatura imediatamente.

A temperatura corporal deve ser medida em repouso e nunca imediatamente após a atividade física ou após um banho, porque, nesses casos é normal que a temperatura esteja mais elevada e, por isso, o valor pode não ser real.

Como medir a temperatura no bebê

A temperatura corporal no bebê deve ser medida com o termômetro, como no adulto, sendo que se deve dar preferência aos termômetros mais confortáveis e rápidos, como o digital ou de infravermelhos.

O local ideal para avaliar a temperatura do bebê com mais precisão é o ânus e, nestes casos, deve-se usar o termômetro digital com ponta mole para não machucar o bebê. Porém, caso os pais não se sintam confortáveis, poderão utilizar a medição de temperatura na axila, confirmando a temperatura anal apenas no pediatra, por exemplo.

Fonte: Tua Saúde

Médico, cardiologista, cardiometabolismo, geriatria, medicina ortomolecular e controle da obesidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.