Chove, chuva


Amigos, a coisa por aqui está feia. Talvez vocês se lembrem de quando eu disse que o tempo em Londres não era tão chuvoso quanto se reza a lenda. Pois bem, a lenda estava certa. Estamos tendo um dos meses mais chuvosos dos últimos cem anos! E, claro, eu tinha que estar aqui para ver isso…
Londres, na verdade, tem sofrido com chuvas diárias, ventos muito fortes (de arrastar latões de lixo, bicicletas, sombrinhas, etc), mas não se compara com o que o sudeste e sudoeste do país estão passando. Enchentes, como as que atingem a Avenida Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) a cada temporada de chuva, já inundaram mais de 6 mil propriedades. E isso, aqui, é motivo de muita bronca.
A intensidade da natureza também abalou a política do país. Até mesmo a Rainha reclamou da lentidão do Governo em tomar medidas para ajudar os desabrigados. E, depois de criticar, a realeza teve que agir. “Inesperadamente”, os príncipes William e Harry se juntaram às forças militares que estavam atuando em Datchet (na construção de barreiras com sacos de areia próximo ao rio Tâmisa).
Dizem que, na verdade, eles já estavam ajudando há alguns dias, mas não divulgaram para não desviar a atenção sobre a crise das enchentes e dos necessitados. Sinceramente, eu acredito. A realeza, aqui, não é só mordomia. Eles também trabalham, embora William saia do caminho algumas vezes. Por enquanto, eles têm a minha simpatia.
O dia a dia em Londres, com estas chuvas fora do comum não é fácil. Muitas linhas de trens interurbanas ficam alagadas e dezenas de trens são cancelados quase diariamente. É uma confusão nas estações, agravada por uma greve de parte dos metroviários que já dura duas semanas (de terça a sexta da semana passada e terça a sexta desta semana, também).
Então, imagine a situação. Usar sombrinha é um desafio digno de malabarismo. Você tem que posicionar a coitada em um ângulo em que o vento não a vire do avesso e, ao mesmo tempo, proteja você da chuva, o que é praticamente impossível. Se você não perder a sombrinha levada pelo vento, vai perdê-la quebrada por causa do vento.
Então, eu já nem tento mais. Vou à base de capotão, bota e gorro. Quando chego ao trabalho ou à escola da minha filha, é um “ooohhhhh” de piedade que dá raiva. Sem contar que não há botas que aguentem. Já estou no segundo par porque elas racham na sola e acaba encharcando o pé. É enchente do lado de fora e dentro tb!
A boa notícia é que estou em casa, não vou colocar o focinho pra fora até segunda feira. A notícia ruim é que uma nova tempestade está para chegar esta noite, Dia dos Namorados. Muito romântico, não acham?
Para saber mais, veja este passeio de helicóptero pelo Vale do Tâmisa:
http://www.bbc.co.uk/news/uk-26146361
E as fotos dos príncipes com a mão na massa:
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2559329/William-Harry-chip-flood-effort-help-soldiers-lay-sandbags-Thames.html
artigo publicado em 14/02/2014

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *