25 de abril de 2024
Adriano de Aquino Colunistas

Salto de etapas máscaras fixadas, o passo adiante é a burca

Após a normativa ‘pessoas com vagina’ que visa atenuar o sofrimento ‘trans’ em relação a ofensa natural nominada ‘mulher’, as lides politicamente corretas comemoram a vitória, avançando no território da estética.

O objetivo dessa nova frente de combate é destruir mais uma injustiça da natureza que faz com algumas pessoas ostentem agressivamente suas belezas,enquanto outras purgam na feiura.

Isso tem que acabar!

O texto a seguir revela os pormenores de uma nova empreitada cultural que visa enfrentar a ‘tortura estética’ e os conceitos dominantes da beleza, que humilha e prejudica a ascensão social das pessoas feias. 👇

João Pereira Coutinho – Folha de São Paulo – “As muito feias que me perdoem”, escreveu Vinicius de Moraes, “mas a beleza é fundamental”.

Anos atrás, esses versos eram pacíficos, embora cruéis. Hoje? Revelam um “preconceito” que, além de cruel, talvez mereça uma correção. Que o mesmo é dizer: uma mudança de conduta e, quem sabe, uma proteção legal. Porque o preconceito tem nome: “lookism”.

Desconhecia o termo, confesso, mas David Brooks explicou tudo no jornal The New York Times.

Segundo o colunista, “lookism” significa valorizar em excesso os belos e, sobretudo, discriminar contra os feios. Não apenas em matéria sentimental; em todas as áreas da vida, do ensino à carreira profissional, sem esquecer as sentenças da Justiça.

São vários os estudos que apontam para a mesma conclusão: os mais belos são sempre beneficiados nas notas escolares, nas promoções, nos salários, até nas penas de prisão. Os feios, pelo contrário, são injustamente punidos por suas feições.

Moral da história? É preciso mudar de atitude, aconselha Brooks, e tratar do preconceito contra os feios como mais um preconceito intolerável.

Apesar de tudo, o colunista não recomenda cotas para feios. Faz bem.

Até porque é difícil imaginar como seriam essas cotas. Para começar, seria necessário estabelecer o que se entende por feiura humana e, depois, era preciso aplicar esse critério a eventuais candidatos que se reconhecessem como feios. Tarefa espinhosa.

Será que a inteligência artificial poderia dar uma ajuda?

Imagino o cenário: o candidato apresenta-se para uma entrevista de emprego, a máquina analisa as suas feições e a empresa informa que, segundo a escala de Quasimodo, ele atinge 68% de hediondez. É, portanto, elegível para a cota respectiva.

O candidato, feliz por ter sido declarado horrendo (“eu sempre soube que esse rosto me levaria longe!”), agradece e aceita o trabalho.

Enquanto esse futuro não chega, mudar de atitude seria um bom começo. Mas também aqui o meu ceticismo impera: Brooks confunde boas maneiras (com os feios) e naturais inclinações (pelos belos), como se fossem a mesma coisa. Não são.

Ofender ou prejudicar alguém porque é feio constitui uma grosseria abominável; nenhuma sociedade civilizada sobrevive se deixar o superego sem freio. Coisa distinta é ter uma inclinação natural por aquilo que é belo, mesmo sabendo que a palavra “natural” não se ajusta às modas do tempo.

Se tudo que existe é uma construção social, então a beleza dependerá sempre dos critérios reinantes em particulares sociedades — e, mais especificamente, das relações de poder que se estabelecem entre os seus membros.

Longe de mim contestar o relativismo de certos gostos. Anos atrás, em almoço de família, lembro-me de chocar os presentes com a afirmação vigorosa de que Wallis Simpson era um tesão de mulher.

O rei Eduardo 8º fez muitíssimo bem em trocar o trono por ela. Mas eu falo de beleza, não de gosto (ou desejo). Eu falo do que é objetivo, não subjetivo. E a beleza, como ensinava Kant, é aquilo que agrada imediatamente, sem precisar de nenhum conceito. Sim, eu sei: a estética procurou encontrar as razões desse fenômeno — na forma, na simetria, na proporção; ou em certas propriedades inatas que respondem aos estímulos de uma determinada maneira.

Mas a beleza será sempre uma evidência e um mistério que se impõe e nos desarma, independentemente das suas causas mais profundas.

Até um bebê sabe disso quando contempla um rosto belo e um rosto medonho.

Ou quando prova algo doce e algo amargo.

Negar essa dimensão da nossa natureza, por razões de justiça social, não me parece apenas quimérico; parece-me abusivo e de um paternalismo arrepiante.

Como se os feios precisassem de uma mentira piedosa para se sentirem menos feios, ou até subitamente belos.

Um dia, o cantor Serge Gainsbourg, que era feio como a morte e que namorou as mais belas mulheres da França, disse preferir a feiura à beleza; a feiura, acrescentou Gainsbourg, dura mais tempo.

Ironicamente, Gainsbourg tocou no essencial: somos vulneráveis à beleza porque sabemos, inconscientemente que seja, que ela é efêmera. E não há nenhuma engenharia social capaz de remover essa sombra de mortalidade.”

O Boletim

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