19 de março de 2024
Tecnologia

Microsoft usa inteligência artificial para detectar câncer

por Guilherme Preta, editado por Matheus Luque

Parceria com laboratório indiano visa melhorar tempo de diagnóstico de câncer no colo do útero, o que mais faz vítimas no país

Cerca de 67 mil mulheres morrem vítimas de câncer no colo do útero por ano na Índia. Um dos maiores responsáveis por esse alto número de óbitos é o tempo levado no processo de teste para detectar a doença. Pensando em resolver esse problema, a Microsoft fez uma parceria com a SRL Diagnostics, maior rede de diagnósticos em patologia da Índia, para criar uma rede de inteligência artificial que detecta câncer precoce.

O laboratório recebe cerca de 100 mil amostras de exames ginecológicos por ano e apenas 2% possui alguma alteração. Segundo Arnab Roy, líder técnico de novas iniciativas e gerenciamento de conhecimento, a intenção no projeto é encontrar essas amostras anormais mais rapidamente.

Os cito-patologistas da SRL Diagnostics estudaram versões digitalizadas de amostras e anotaram suas observações para usar como dados de treinamento para a tecnologia. Roy afirmou que diferentes profissionais analisam elementos diferentes da lâmina, mesmo que cheguem ao mesmo diagnóstico. Portanto, o desafio era criar um algoritmo de IA que conseguisse “criar um consenso nas áreas avaliadas”.

Nesta semana, Microsoft e SRL revelaram que a colaboração começou a mostrar resultados. O modelo de IA pode diferenciar lâminas normas e anormais com precisão e está em período de validação nos laboratórios, que vai durar de três a seis meses. Roy afirmou que o programa pode aumentar a produtividade de uma seção de citopalogia em quatro vezes, diminuindo o tempo de detecção consideravelmente.

O consórcio SRL Diagnostics-Microsoft disse estar esperançoso de que seu programa de IA pode ser aplicado em outras áreas da patologia, como diagnósticos renais, orais, pancreáticos e hepáticos. Além disso, planeja expandir seu alcance em parcerias com o setor privado e governos.

Essa é apenas uma das parcerias que a Microsoft fez na Índia. A empresa americana já possui programas que vão desde auxiliar jovens no críquete a impedir cegueira evitável.

Via: Tech Crunch

Fonte: Olhar Digital

Valter Bernat

Advogado, analista de TI e editor do site.

Advogado, analista de TI e editor do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *