Vamos organizar a adega

Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay

Em tempos de quarentena, isolamento social, ou qualquer outro nome que classifique a forma como estamos vivendo este período atual, estocar alimentos, medicamentos, artigos de limpeza etc., parece uma atitude das mais sensatas. Mas se não tivermos um mínimo de planejamento, podemos estar dando o famoso “tiro no pé”.

Estocar vinhos se enquadra nesta categoria.

Antes de partir para limpar as prateleiras de sua loja favorita, vamos pensar um pouco sobre alguns aspectos importantes.

1 – Local de guarda

Para deixar claro sobre o que estamos falando, não se trata da adega ou prateleiras onde você guarda o seu vinho, mas onde, em que parte de sua residência este estoque está localizado.

O ponto ideal é um local com boa ventilação, pouca iluminação natural, fácil acesso e manuseio.

Algumas recomendações adicionais se fazem necessárias, mesmo se forem poucas garrafas:

– As garrafas devem ser mantidas na posição horizontal e com pouco espaço entre elas. O suficiente para manuseá-las sem problemas;

– Pense numa organização vertical que coloque as garrafas mais preciosas na parte mais alta e as de uso cotidiano ao alcance da mão. É uma forma de proteger o seu “eno investimento” de olhares e mãos curiosas;

– Um local com porta e fechadura ou mesmo uma adega climatizada doméstica pode ser uma boa opção, dependendo do seu grau de dedicação.

Uma área que deve ser evitada a qualquer preço é a cozinha – sempre será o ambiente mais quente da casa e um convite para estragar o seu vinho.

2 – Formas de organização

Em qualquer adega, basicamente organizada, separam-se tintos, brancos, espumantes e outros. Cada um no seu canto.

A partir deste ponto, existem várias formas de arrumação que serão mais ligadas ao estilo de cada enófilo do que a uma regra fixa. Pense sobre como você compra e consome os seus vinhos e tente moldar sua adega a este estilo.
Exemplo: coloque as garrafas por preferência de origem. Dentro cada uma, ordene por safra.

Pode-se, também, optar por uma organização baseada nos estilos: vinhos encorpados, médio e leves.

As opções são muitas. Apenas escolha a que melhor reflete o seu estilo.

3 – O mapa da mina

Mesmo com um estoque pequeno é bem interessante fazer um rol do que você tem. Dependendo do seu grau de TOC, esta relação pode ser uma simples anotação numa folha de papel (guarde junto com os vinhos) ou uma sofisticada planilha eletrônica, cheia de dados que incluem até preço e data de aquisição.

Importante mesmo é fazer uma anotação alertando para uma data limite de consumo. Nem todo vinho que temos, em casa, se presta para guarda.

Outro ponto sensível, e nunca lembrado, é manter a lista atualizada: consumiu, remova da relação. Assim você vai ter uma boa indicação para repor o estoque.

4 – Acessórios

Há uma série de apetrechos que podem ser usados na montagem de uma adega caseira. Tudo vai depender do grau de sofisticação desejado.

A lista é grande, desde desumidificadores e termômetros, passando por luzes indiretas e móveis projetados para tal. Ou, simplesmente, encomendar uma geladeira para vinhos.

Um truque que ajuda muito é etiquetar as garrafas de vinho, além de colocá-las na horizontal e com o rótulo para cima, para poder facilitar a leitura. Mas nem sempre conseguimos ler com facilidade.

Uma marcação, por código de cores ou numérico, associada ao nosso mapa do tesouro, torna tudo mais fácil. Coloque as etiquetas no topo das garrafas. É a melhor visualização.

5 – Uma ajuda nas compras

A lista a seguir é absolutamente independente. Elaborei para ajudar alguns confrades a recompor suas adegas nesta época de lojas fechadas.

A ordem é aleatória.

Dependendo de sua cidade a entrega pode ser demorada.

Mistral – https://www.mistral.com.br/

Vinci – https://www.vinci.com.br/

Grand Cru – https://www.grandcru.com.br/

World wine – https://www.worldwine.com.br/

Fine Wines – https://www.finewines.com.br/

DREO – https://www.dreo.com.br/

Evino – www.evino.com.br

Casa Rio Verde – https://www.casarioverde.com.br/

Decanter – https://www.decanter.com.br/

Zahil – https://www.zahil.com.br/

Vinhos do mundo – http://www.vinhosdomundo.com.br/

Vinhos Web – http://vinhosweb.com.br/

Smart Buy – https://www.smartbuywines.com.br/

Cave Nacional – https://cavenacional.com.br/ (*)

Cru Natural Wine Bar – (21)3496-9656 – (21)98362-7929 Veja no Instagram (*)

(*) Rio de Janeiro, preferencialmente

Saúde e bons vinhos!

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *