Críticos de vinhos: para que servem?

Foto por Matthieu Joannon para Unsplash

O mundo do vinho tem diversos reis e rainhas, eternas referências para um tipo de vinho ou mesmo para determinadas castas que são tão populares que recebem este apelido.

Curiosamente, também existe um “Imperador” do vinho, um crítico tão influente que mudou os rumos de diversos produtores e foi mentor de diversos outros autores. Estamos falando de Robert Parker, o “cara” dos 100 pontos.

Parker já se aposentou, abrindo espaço para uma miríade de outros críticos. Muitos faziam parte da equipe da Wine Advocate, publicação que divulgava as análises do “Imperador”. Nenhum deles ocupou, realmente, o espaço aberto.

Pudera! Os tempos são outros.

O mundo digital e as diversas redes sociais mudaram completamente este panorama, se encarregando de oferecer um serviço mais completo e barato que o de qualquer crítico de vinhos, ou de qualquer outro produto/serviço, quase sempre a custo zero. Agora, nós somos os críticos ou influenciadores, palavrinha da moda, no Instagram, Vivino e outros mais.

O problema é a confiabilidade. As “fake News” estão à solta por aí, e a falta de senso crítico, por nossa parte, é um combustível de fácil ignição.

Uma recente pesquisa sobre os fatores que realmente influem na compra de um vinho, realizada pela Wine Opinions, mostrou que o peso da opinião dos profissionais do vinho está perdendo força neste mercado. Eis os principais destaques:

– O vinho é de um determinado país ou região do meu agrado – 91%

– Provei o vinho na loja antes de comprar – 89%

– Indicação de amigos ou familiares que compram vinhos – 86%

– Recomendações dos vendedores – 82%

– Análises de publicações, inclusive on line – 79%

– 90 pontos ou mais de algum crítico – 75%

– Pontas de estoque ou preços reduzidos – 57%

– Recomendação pelo app do celular – 39%

– Boa aparência de rótulo ou embalagem – 39%

A tendência é clara e bem objetiva: os melhores críticos somos nós mesmos e a forma de divulgação é o antigo boca a boca. Este papel, atualmente, é desempenhado pelo Twitter, Facebook e principalmente pelo Instagram.

Atire a primeira pedra quem nunca postou uma foto de uma garrafa de vinho numa destas redes…

A coletividade também tem boa voz ativa neste cenário: o app Vivino, especializado em vinhos, pode ser considerado como o “grande” crítico especializado, computando os votos e opiniões de todos que degustaram este ou aquele rótulo.

O Boletim do Vinho faz parte desta rede. Veja nossas avaliações neste link:

www.vivino.com/users/tuty.pi

Para arrematar esta análise sobre críticos e suas influências, não poderíamos deixar de citar os grandes guias de vinhos, impressos ou na rede.

São sempre muito especializados e os mais famosos se dedicam, exclusivamente, a um país. Por exemplo o Guia Peñin da Espanha, O Guia de vinhos portugueses de João Paulo Martins, Gambero Rosso na Itália, etc…

Na América do Sul, o mais importante é o Guia Descorchados, um grande trabalho realizado por Patricio Tapia, abrangendo Chile, Argentina, Uruguai e Brasil.

A edição 202º será lançada agora neste mês. Vejam os detalhes nesta nota de divulgação:

“O maior guia de vinhos sul-americanos do mundo, é lançado em eventos de grandes degustações em São Paulo e Rio de Janeiro

Na edição deste foram batidos todos os recordes de amostras provadas, nada menos que 4.664 vinhos, de 540 vinícolas, estiveram sobre a mesa de degustação do Descorchados.

Com isso temos mais de 3.000 rótulos descritos e pontuados na 21ª edição do Guia que será lançado em grande estilo, nos dias 31 de março, em São Paulo, e 2 de abril, no Rio de Janeiro.

Os eventos que acontecerão em São Paulo e no Rio de Janeiro contarão com representantes das vinícolas que apresentarão seus destaques e rótulos avaliados nesta edição do Guia.

Mais do que isso, o lançamento do Guia Descorchados 2020 conta com uma série de palestras ministradas pelo próprio Patricio Tapia.

Lançamento Guia Descorchados 2020

São Paulo, 31 de março 2020

Villagio JK – R. Funchal, 500, Vila Olímpia, São Paulo – SP. Tel.: (11) 3044-3022.

Das 14h às 17h, exclusivo para imprensa e profissionais do vinho

Das 18h30 às 21h, aberto ao público.

Ingressos no site Evenbrite – https://descorchados-2020-sp.eventbrite.com.br

Rio de Janeiro, 2 de abril

Village Mall – Av. das Américas, 3900, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.

Das 18h às 22h30, para imprensa, profissionais do vinho e aberto ao público.

Ingressos no site Evenbrite – https://descorchados-2020-rj.eventbrite.com.br

Associados ativos do Clube Adega e do Clube Sabor.club têm condições especiais para compra. Mais informações em descorchados@innereditora.com.br

Profissionais do vinho devem fazer pré-cadastramento através do email descorchados@innereditora.com.br para receber o código de desconto exclusivo para a categoria.

Pré-venda do Guia Descorchados 2020 – https://www.selecaoadega.com.br/pre-venda-guia-descorchados-2020-guia-de-vinhos-da-argentina-brasil-chile-e-uruguai-p814/

Saúde e bons Vinhos!

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *