6ª IP brasileira: Campanha Gaúcha

IP ou indicação de procedência é uma importante classificação para quem produz e para quem consome vinhos. Em termos práticos, é uma coleção de normas de produção que, definitivamente, vai ditar a qualidade do produto. Para o nosso país, um jovem em termos de produção de vinhos, é sinal de maturidade.

Esta notícia chega em boa hora e faz um contraste com outra nota, esta extremamente ruim, que publicamos anteriormente, sobre nova tentativa de impor salvaguardas ao vinho brasileiro.

Impressionante, sem dúvidas, como apresentamos ótimos sinais de evolução ao mesmo tempo que somos envolvidos em “imbróglios” de produtores incultos, inescrupulosos, gananciosos e desatentos aos rumos do mercado.

Os bons vinhos da Campanha Gaúcha, na safra de 2020, já considerada como uma das melhores de nossa produção, se juntam aos de outras IPs: Farroupilha, Monte Belo, Altos Montes, Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul, Vales da Uva Goethe em Santa Catarina, e aos da única DO (denominação de origem), Vale dos Vinhedos (RS).

Não pensem que é fácil estampar no rótulo de um vinho estas duas letrinhas. O produtor precisa seguir, à risca, tudo que está detalhado no caderno de encargos.

Para os mais curiosos, aqui está um link para o documento oficial:

https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/indicacoes-geograficas/arquivos/cadernos-de-especificacoes-tecnicas/CampanhaGacha.pdf

Estas especificações técnicas abrangem desde a área de plantio (vide mapa), passa pelo tipo de condução das videiras, limita em 36 as variedades de uvas que podem ser cultivadas e especificam detalhes técnicos de vinificação (teor alcoólico, acidez volátil, anidrido sulfuroso etc.).

Também estão normatizados os métodos de amadurecimento, de engarrafamento, inclusive tamanho de garrafas, e sua rotulagem.

A palavra final será dada pela Comissão de Degustação do Conselho Regulador da IP Campanha Gaúcha. Caberá a eles certificar as características de qualidade organoléptica e de identidade.

Tudo para termos vinhos de qualidade equivalente aos melhores do mundo.

É assim que se faz!

A região da Campanha Gaúcha é uma das mais bonitas do Brasil e várias vinícolas já estão com seus roteiros de enoturismo prontos e operacionais. Ótima oportunidade para desfrutar das tradições do Gaúcho da Fronteira, sua gastronomia, danças folclóricas e ótimos vinhos. (quando for possível…)

Para conhecer mais sobre esta região, acesse: https://www.vinhosdacampanha.com.br/

Saúde e bons vinhos!

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *