Viena, Áustria: A Cidade da Música

Essa semana vamos continuar no nosso roteiro, viajando pela famosa Cidade da Música. Viena é famosa também por ser a cidade onde o pai da psicanálise Sigmund Freud nasceu, estudou e se formou.
Nos despedimos de Budapeste de manhã cedo, fomos almoçar em Viena. Autoestrada ótima, visual bonito, belas plantações de trigo e girassol feitas na base de sistema eólico de irrigação, o que torna a paisagem bem mais moderna. Os postos de gasolina são impressionantemente limpos e até sofisticados, no que diz respeito à guloseimas: têm uma grande variedade de chocolates e biscoitos cadbury deliciosos!!

Estrada Budapeste/Viena
Foto Baixaki.com
Estrada Budapeste/Vienna
Foto Yeda Saigh

Viena – Cidade da Música
Bem vindo à capital mundial da música! Em Viena viveram mais compositores famosos do que em qualquer outra cidade do mundo. A música paira literalmente no ar: foi lá que as valsas nasceram e conquistaram o mundo.

Cidade de Viena
Foto website opoliglota.com.br

O trajeto levou 2h40 até Viena e fomos direto para o Sacher Hotel. Saímos a pé pelo centro da cidade, tudo muito bonito, bem cuidado, canteiro com flores impecáveis! Paramos numa loja onde vendiam gravuras lindas e réplicas de Klimt.

Gustav Klimt – O beijo
Foto Wikipédia

Catedral de Santo Estevão
É uma das mais antigas catedrais do estilo gótico europeu, trata-se de uma obra mundialmente conhecida e um exemplo da arquitetura do século XII. Atenção ao famoso sino da Catedral, o “Pummerin”, pesa 21 toneladas e é usado apenas em ocasiões especiais e para anunciar o novo ano.

Catedral de Santo Estevão
Foto Yeda Saigh

Catedral de Santo Estevão
Stephansplatz 1, 1010 Wien, Áustria
Tel.: + 43 1 515523767
Ópera de Viena
Do século XIX, no centro de Viena, foi o primeiro grande edifício no Wiener Ringstrasse, construído pelos arquitetos August Sicard von Sicardsburg e Eduard van der Nülldurou, estilo neo-renascentista. Foi inaugurada em 25 de Maio de 1869 com a ópera Don Giovanni de Wolfgang Amadeus Mozart.

Ópera de Viena
Foto Yeda Saigh

Gustav Mahler foi um dos muitos maestros que trabalharam em Viena e durante o seu mandato na Ópera, cultivou uma nova geração de cantores e também introduziu a prática de diminuir a iluminação no teatro durante os espetáculos, o que inicialmente não foi apreciado pela plateia. No entanto as reformas de Mahler foram mantidas pelos seus sucessores. Herbert von Karajan implementou a prática da realização de óperas na sua língua durante seu mandado, antes as óperas eram realizadas em alemão.
Leopold Museum
É um pequeno Museu de Arte Moderna que fica no quarteirão dos Museus. Inaugurado em 2001 como coleção privada de Rudolf e Elisabeth Leopold, tornou-se um dos mais visitados no local cultural mais elegante da cidade. Abriga a coleção de Egon Schiele, a mais importante e maior do mundo e obras de Gustav Klimt. Além disso, tem no seu acervo trabalhos da Oficina de Viena de Josef Hofmann para Koloman Moser, que são considerados obras únicas da história do design internacional.
A loja do museu é bem interessante e o café com vista para o quarteirão dos Museus completa a visita.

Museu Leopold
Foto Pictify

Leopold Museum
MuseumsQuartier, Museumsplatz 1, 1070 Wien, Áustria
Tel.: + 43 1 525700
O Centro histórico de Viena faz parte da Lista de Patrimônio da UNESCO desde 2001.
Palácio de Shönbrunn
O Palacio de Schönbrunn é um dos principais monumentos históricos e culturais da Áustria desde o século XIX: é conhecido também como o Palácio de Versalhes de Viena, e tem sido uma das principais atrações turísticas da cidade. O seu nome deriva de uma frase atribuída ao imperador Matias, que teria “descoberto” um poço enquanto caçava por ali, exclamando “Welch’ schöner Brunn” – Que bela nascente!
Foi residência de verão da família imperial austríaca desde meados do século XVIII até ao final da Segunda Guerra Mundial. Nesse período, o edifício foi habitado quase continuamente por várias centenas de pessoas da vasta corte, tornando-se um centro cultural e político do império Habsburgo. É onde está enterrado Aiglon o filho de Napoleão e da rainha Maria Luisa da Áustria. Uma das principais atrações do parque é o Tiergarten Schönbrun, o mais antigo jardim zoológico do mundo, com 16 hectares.
O palácio e o seu parque de cerca de 160 hectares está classificado desde 1996 como parte do Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Curiosidade:
A arqui duquesa D. Leopoldina de Habsburgo, esposa de D Pedro I, Imperador do Brasil, que teve tão grande papel na nossa independência, viveu em Schönbrun até 1817, data de seu casamento.

Palácio de Shönbrunn
Foto Wikipédia

Coral dos Meninos Cantores de Viena
A imagem de meninos com rostos angelicais, todos vestidos com o mesmo uniforme, cantando clássicos de Mozart, Schubert, Handel e Bach é um dos maiores produtos de exportação cultural da Áustria. É simplesmente magnífico!
O Coral foi criado através de uma carta do Imperador Romano Maximiliano I de Hamburgo em 1498. Nessa carta o imperador instruiu os oficiais da corte a empregar um mestre de música, dois percussionistas e seis garotos. Com isso os meninos receberam uma educação musical sólida e muitos deles chegaram a ser músicos profissionais como os compositores Jacobus Gallus, Franz Schubert, e os maestros Hans Richter, Felix Mottl e Clemens Krauss.

Coral dos Meninos Cantores de Viena
Foto Andreas Praefcke

Em 1924, o “Coral dos meninos de Viena” foi oficialmente fundado e tornou-se um grupo de músicos profissionais. Estão no Palácio Augarten que funciona como escola base que vai desde o jardim de infância até ao ensino médio.
Espetáculo de Cavalos de Equitação Espanhola
É uma escola de equitação e centro de treinamento equestre de dressage (esporte popular no mundo todo, faz parte dos Jogos Olímpicos). Os cavalos são muito bonitos, inteligentes, e parecem dançar ao som de Bach, Vivaldi e Handel, é fascinante. Um programa que eu adorei fazer e recomendo bastante!!

Espetáculo de Cavalos Equitação Espanhola
Foto Wikipédia
Espetáculo de Cavalos Equitação Espanhola
Foto Wikipédia

A escola é a mais antiga desse tipo e fica no interior do Hofburg, histórico e grandioso palácio da Viena Imperial, no centro de Viena. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria no Michaelerkuppel.
Vien Wald – Bosque de Viena e Mayerling
Os famosos Bosques de Viena são florestas que se situam no nordeste dos Alpes perto de Viena. É uma das áreas de recreação ao ar livre predileta dos vienenses.
Saímos de Viena de manhã, o passeio demora o dia todo e inclui uma pequena caminhada de uns 20 minutos no Bosque que é uma delícia!

Vien Wald – Bosque de Viena
Foto Wikipédia

Almoçamos em Baden, o balneário mais famoso e elegante da Áustria. Depois fomos visitar uma antiga mina, onde fica a gruta de Seegrotte, por onde corre um rio subterrâneo. A temperatura no interior da gruta é constante de 9 graus. Para quem tem frio, é possível alugar mantas na entrada da gruta. Dentro, a iluminação do rio e do barquinho estilizado dão um charme todo especial.
Logo após sairmos da gruta, saboreamos um apfelstrudel no café da entrada. Depois visitamos a formosa abadia medieval de Santa Cruz (em estilo romanesco-gótico-barroco, onde ainda moram os monjes “Cistercienses”) e o antigo pavilhão de caça “Mayerling” onde o príncipe herdeiro Rodolfo, filho da rainha Sissi se suicidou, junto da sua amante Maria Vetsera.
Sacher Hotel*****
Um dos hotéis mais tradicionais de Viena, localizado bem no centro em frente à Ópera. Foi inaugurado em 1876, decoração com móveis de época, valiosos e elegantes, além de uma coleção de pinturas famosas. Os quartos estão decorados individualmente, com muito bom gosto.
O hotel tem o restaurante Anna Sacher, onde servem cozinha tradicional vienense e internacional, o Bar Blaue que é um famoso ponto de encontro e o Café Clássico Vienense e a “Original Torta Sacher” que estão disponíveis no Café Sacher. Tem também o Spa Sacher que oferece uma grande variedade de massagens e tratamentos de beleza e bem estar.
Almoçamos um Patê com salada e uma torta Sacher de sobremesa, ótima!

Sacher Hotel
Foto Yeda Saigh

Sacher Hotel*****
Philharmonikerstraße 4, 1010 Wien, Áustria
Tel.: + 43 1 514560
www.sacher.com
Hotel Europa*****
Este hotel está situado na famosa Kaerntner Strasse no coração da Viena, há cinco minutos a pé da Catedral de Santo Estevão, da Ópera e do espetáculo de cavalos.
O Europa Bar, dentro do hotel, é um ponto de encontro badalado entre os moradores locais.

Hotel Europa
Foto Website Áustria-trend

Áustria Trend Hotel Europa
Kärntner Straße 18 1010 Wien, Áustria
Tel.: + 43 151 594
www.hotel-europa-wien/en/
Hotel Imperial *****
fica ao longo da avenida Ringstrasse, no centro de Viena, ao lado do famoso Edifício Musikverein. Inaugurado em 1873 pelo Imperador Francisco José, possui um restaurante gourmet e um centro de fitness no último piso com sauna.Decorado ricamente com cortinas de seda e móveis antigos.
O restaurante Imperial serve uma cozinha austríaca premiada.
O Café Imperial dispõe de um terraço de Verão e oferece um café vienense clássico e pastelaria, incluindo o famoso Imperialtorte.
No bar Maria Theresia, um bom programa é você escutar música ao vivo todas as noites enquanto toma um vinho.

Hotel Imperial Viena
Foto Website Hotel Imperial

Hotel Imperial
Kaerntner Ring 16. Viena, 1015. Áustria
Tel.: + 43 1 501 100
www.imperialvienna.com/en
Restaurantes:
Der Demel
Famosa pastelaria e chocolateria das mais antigas e chiques de Viena: os doces são maravilhosos! Fundada em 1786 na Michaelerplatz, mudou-se para Kohlmarkt com Christof Demel, nome atual. Ele ficou famoso como fornecedor Imperial da Corte Real da Áustria. Fica próximo ao Palácio de Hofburg.

Der Demel
Foto Website Panoramio

Demel
Kohlmarkt 14, 1010 Wien, Áustria
Tel.: + 43 1 5351 7170
www.demel.at/en
Griechenbeist (The Greek Inn)
Muito bem frequentado por artistas, intelectuais e políticos desde Beethoven, Schubert, Wagner, Strauss, Brahms, Mark Twain e até hoje os vienenses e turistas continuam a reunir-se nesse famoso e tradicional restaurante para experimentar o verdadeiro sabor de Viena.

Restaurante Griechenbeist
Foto Website Griechenbeist

Griechenbeist
Fleischmarkt 11, 1010 Wien, Áustria
Tel.: + 43 1 533 1977
www.griechenbeisl.at
Drei Husaren
Um boa pedida quando for fazer umas comprinhas pelo centro da cidade, é parar para almoçar no restaurante Drei Husaren. Este restaurante cheio de glamour é um dos mais antigos da cidade, oferecem bolos e crepes deliciosos para sobremesa em uma ambiente super agradável. O preço pode ser um pouco salgado mas o custo benefício compensa.

Drei Husaren
Foto website bownsbest.com

Drei Husaren
Weihburggasse 4, Vienna 1010, Austria.
Tel.: + 43 15121 0920
www.drei-husaren.at
Para terminar um pensamento do famoso escritor austríaco Stefan Zweig:
“A vida é feita de três quartos de comédia e um de tragédia. Por isso, um cômico está em maior contato com a realidade”.
Boa viagem!
Vídeo:
Viena, Áustria

Por Pedro Hélder
Colaboradores:
– Ana Lúcia Sabóia
– Pedro Henrique de A. Pereira

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *