Los Angeles

Já há algum tempo que não ia para Los Angeles. Nas últimas vezes LA serviu somente de passagem para a Ásia. Desta vez fiquei uma semana e valeu muito a pena. São inúmeros programas para fazer e muita coisa para ver.
A melhor dica é ficar em algum hotel em Beverly Hills, você pode sair a pé para compras na Rodeo Drive e adjacências, além de vários restaurantes na área, todos walking distance. O trânsito em LA é infernal as distâncias são enormes. Como disse um amigo: qualquer programa em LA você tem que calcular, pelo menos, uma hora a mais!

IMG_5123Los Angeles
Foto Yeda Saigh

É uma cidade muito especial, fundada em 1781 por ordem do rei espanhol Carlos III, com o nome de El Pueblo de Nuestra Señora la Reina de Los Angeles. Tornou-se parte do México, em 1821, após sua independência da Espanha. Em 1848, Los Angeles e o resto da Califórnia foram adquiridos do México como parte do Tratado de Guadalupe Hidalgo, tornando-se parte dos Estados Unidos.
Los Angeles é a segunda maior cidade dos Estados Unidos com quase quatro milhões de habitantes.

Hollywood
É um distrito da cidade de Los Angeles de grande importância na identidade cultural dos Estados Unidos, famosa mundialmente pela concentração de empresas do ramo cinematográfico e pela influência que exerce na cultura global.

Foto2certa

Com o passar das décadas, Hollywood se tornou símbolo do poderoso e fantástico cinema americano, sediando o Oscar, o mais importante prêmio cinematográfico do mundo atraindo a atenção de milhões de pessoas todo ano  no mês de março para assistir a sua premiação: o Oscar este ano teve o seu sexagésimo nono prêmio.

Calçada da Fama
Hollywood Walk of Fame  é um passeio ao longo das ruas Hollywood Boulevard e Vine Street em Hollywood, constituído por mais de 2.000 placas com estrelas, com o nome de celebridades honradas pela Câmara do Comércio de Hollywood pelas suas contribuições para a indústria do entretenimento.

Foto3-ChinesecertaChinese Theatre/ Calçada da Fama/Mme. Tussaud
Foto Yeda Saigh

Vale a pena ir conhecer o bairro, passear a pé pela avenida mais famosa de LA e ver de perto o Chinese Theatre, um dos locais mais emblemáticos e memoráveis de Hollywood. Sua abertura se deu em 1927 e representa o excesso do Golden Age de Hollywood, quando teatros ricamente desenhados eram o padrão de ir ao cinema. O Museu de cera Mme Tussaud também é interessante, principalmente se você estiver com adolescentes, faz o maior sucesso ver todos os artistas!! Enfim, parece um grande shopping ao ar livre de gosto meio duvidoso.

Dolby Theatre: é uma sala de espetáculos situada no Hollywood Boulevard: desde sua inauguração em novembro de 2001, tem sido o local da entrega do Oscar, cerimônia para a qual foi especialmente desenhada, tendo capacidade para 3.400 pessoas sentadas.
Foi patrocinado pela Kodak, que pagou U$75 milhões para ter seu nome associado à empresa e alugado para a Academia na noite de premiação. As colunas em seu átrio de entrada têm escrito o nome de todos os filmes vencedores do prêmio desde 1928.
www.dolbytheatre.com

Foto4Dolby Theatre
Foto Internet

Hollywood Sign

O letreiro de Hollywood é um ponto turístico localizado no Mount Lee. O marco foi inaugurado em 13 de julho de 1923 como peça publicitária da Câmara do Comércio. O letreiro foi erguido para vender casas de um condomínio. A ideia inicial, era que ele ficasse lá por um ano e meio, mas acabou se tornando um símbolo da cidade. Em 2002, o terreno de 55 hectares localizado no Cahuenga Peak foi posto no mercado pelos administradores da herança de Howard Hughes, dono do local desde a década de 1940.
Hollywood, Los Angeles, California, USA --- Hollywood Sign --- Image by © Robert Landau/CORBIS

Los Angeles também é muito conhecida por suas praias e atrai muitos surfistas, o clima é ótimo, céu sempre azul, calor de dia e frio à noite, não podemos nos esquecer que lá é um deserto. A água do mar é sempre muito gelada, mesmo no verão, afinal, estamos no Pacífico. As praias mais famosas são Malibu, Santa Monica e Venice Beach.

Malibu é a mais famosa de Los Angeles por ser cenário de muitos filmes e séries americanas (SOS Malibu) e está há cerca de 35 km de Santa Monica. A praia é como a maioria das praias da Califórnia: água gelada, muita onda e a chance de você cruzar com um artista famoso. Lá estão localizadas muitas mansões das estrelas do cinema americano. Uma boa pedida é alugar uma bicicleta e fazer as três praias pela ciclovia; são só 5 kms. e vale o esforço das pedaladas!

Foto5aMalibu Beach
Foto Yeda Saigh

Santa Mônica é uma praia super-famosa, situada na Baía de Santa Mônica e banhada pelo Oceano Pacífico. Por seu clima agradável é um destino turístico desde antes do século XX, mas foi a partir da década de 1980, com a revitalização de atrações turísticas, que a cidade consolidou-se como pólo turístico. Um bom programa para quem gosta de andar é fazer uma caminhada no Píer.

Foto5bPíer Santa Mônica
Foto  Internet

Não deixe de ir a Montana uma rua bem legal, e também no West 3rd St. Shopping District lojas mais informais e restaurantes simpáticos em volta.

Venice Beach fica cerca de 5 min de carro ao sul de Santa Monica. O bairro é  uma das partes mais modernas e curiosas de Los Angeles e tem grande importância na história do Surf e principalmente do Skate.
O centro de Los Angeles mudou muito nos últimos anos, pode ser confundido com qualquer cidade moderna americana com prédios altíssimos moderníssimos de arquitetos famosos.

Foto5cDowntown Los Angeles
Foto Yeda Saigh

Passeios

Walt Disney Concert Hall
A sede da Filarmônica de LA, foi construída entre 1992 e 2003; é um belíssimo edifício, obra do famoso arquiteto Frank Gery, lembra muito o Museu Guggenheim de Bilbao.

Foto6Walt Disney Concert Hall
Foto Internet

A programação é sempre boa. Comprei de São Paulo pela Internet para assistir a Filarmônica de Los Angeles, From Bach to Schubert, maravilhoso!
www.laphil.com

Foto7LA Philarmonic Orchestra
Foto Yeda Saigh

Se tiver tempo não deixe de ir visitar o Mercado Central e almoçar lá, foi todo reformado, vale a pena conferir o downtown LA!

Staples Center
Trata-se de um ginásio esportivo inaugurado em 1999. O melhor programa da temporada! Ir ver um jogo de hockey no Staples Center. Conseguimos entradas para a semifinal entre Kings (Los Angeles) e Dallas, foi maravilhoso! Desde a entrada do Staple com mil lojas para comprar de camisetas até brinquedos do Kings e todo tipo de comida que você quiser, de um delicioso hot-dogs crocante até hamburguers suculentos.
www.staplescenter.com

Foto8Staples Center
Foto Yeda Saigh

É um jogo fascinante, que não dá para desgrudar os olhos, muito agressivo, os jogadores quase se matam! A música é altíssima e no intervalo várias mocinhas loiras entram patinando de barriga de fora para limpar o gelo!!

Em 2009, o ginásio foi usado para velar o corpo do cantor Michael Jackson.
Rodeo Drive
Um outro passeio imperdível é andar sem lenço e sem documento pelo Rodeo Drive. Lá, se você tiver sorte, pode encontrar algum artista famoso fazendo compras.

Foto9Rodeo Drive
Foto Yeda Saigh

São as melhores marcas do mundo com vitrines deslumbrantes!!

Foto9aRodeo Drive – Gucci
Foto Yeda Saigh

Montecito

Uma graça de cidadezinha a uma hora e pouco de Los Angeles. Almoço informal e divertido no Jeaninne’s, mais sofisticado no Biltmore Four Seasons.
Hotéis
Sixty Beverly Hills ****: foi onde eu fiquei e gostei muito, é a duas quadras da Rodeo Drive, serviço bom, quarto ótimo, restaurante Cauliflo no térreo muito bom, tem um Roof com piscina, lounge delicioso, com uma vista deslumbrante e uma ótima sala de ginástica. Enfim, custo benefício excelente.
www.sixtyhotels.com

Foto10Hotel Sixty Beverly Hill
Foto Yeda Saigh

Wilshire Beverly Hill *****: não poderia deixar de falar desse famoso hotel do filme Pretty Woman com Júlia Roberts e Richard Gere, continua lindo, mas o preço é bem fora de cogitação.
www.fourseasons.com/beverlywilshire

Foto11Hotel Wilshire Beverly Hill
Foto Yeda Saigh

Ritz Carlton *****: situado no centro de Los Angeles, apenas a um quarteirão do Staples Center, quartos luxuosos, banheiros de mármore, piscina aquecida com banheira de hidromassagem, vista panorâmicas para a cidade e para as montanhas no terraço do último piso.
www.ritzcarlton.com

Foto12Hotel Ritz Carlton
Foto Yeda Saigh

The Charlie ****: construído em 1924 teve como hóspedes vários artistas de cinema famosos como Charlie Chaplin, Marilyn Monroe e Gloria Swanson. É numa casa antiga muito charmosa. Foi totalmente reformado e reaberto em 2008,  tornando-se o melhor e mais charmoso hotel boutique de West Hollywood.
www.thecharliehotel.com

Foto13Hotel Charlie
Foto Yeda Saigh

Museus

J. Paul Getty, localizado em Brentwood, no alto da montanha com uma vista deslumbrante até o mar. Projeto do arquiteto americano Richard Meier, foi inaugurado em 1997.

Foto14Museu J. Paul Getty
Foto Yeda Saigh

O projeto paisagístico foi realizado pela empresa Olin Partnership. O bilionário Jean Paul Getty reuniu cerca de cinquenta mil obras de arte em seu museu. As coleções concentram peças de arte do período clássico ocidental, como esculturas, pinturas, desenhos, manuscritos e fotografias. Vá com bastante tempo porque é muito grande e as construções são espalhadas no jardim, você pega um trenzinho na entrada e sobe até o museu. Dá para almoçar lá.
www.getty.edu/museum

Foto15Museu J. Paul Getty
Foto Yeda Saigh

Villa Getty: a vila italiana criada pelo J. Paul Getty no antigo rancho onde morava situado ao lado do Pacífico deve ser programa obrigatório para quem vai a Los Angeles. A coleção de arte etrusca, romana e grega, juntamente com o ambiente que é uma réplica da Villa dei Papiri da antiga cidade de Herculano, soterrada pelas cinzas da erupção do Vesúvio em 79DC, é um programa imperdível!! A coleção tem 44.000 antiguidades gregas, romanas e etruscas que datam de 6.500 a.C. a 400 d.C., incluindo os famosos Lansdowne Heracles e o Jovem Vitorioso
www.getty.edu

Foto16Villa Getty
Foto Yeda Saigh

Lacma – Los Angeles County Museum of Art: museu de arte localizado no Wilshire Boulevard no Miracle Mile o LACMA abriga mais de 150.000 obras que abrangem a história da arte desde os tempos antigos até o presente. Além de exposições de arte, o museu dispõe de série de filmes e concertos. Muito bonito, arquitetura imponente, sempre tem alguma boa exposição, dessa vez Fotos de Robert Mapplethorpe, maravilhosa!!
www.lacma.org

Foto17Museu Lacma – Rodin
Foto Yeda Saigh

A Urban Light de Chris Burden fica do lado externo do museu e pode ser vista à distância, principalmente à noite quando as luzes estão acesas.

Foto18Urban Light de Chris Burden – Lacma Museum
Foto Yeda Saigh

O pavilhão com obras de Richard Serra é imperdível!!

Foto19Richard Serra – Museu Lacma
Fotoo Yeda Saigh

The Broad

Inaugurado em setembro de 2015, é o novíssimo Museu de Arte Contemporânea, fundado pelos filantropos Eli e Edythe Broad na Grand Avenue, no centro de Los Angeles. Eli Broad financiou US140 milhões na construção do museu para expor cerca de 2.000 obras de arte, considerada uma das mais importantes coleções de arte pós-guerra e contemporânea do mundo.
www.thebroad.org

Foto20Broad Museum
Foto Internet

O museu foi projetado pelos arquitetos Diller Scofidio + Renfro, usando um conceito único “the veil and the vault”. É também a sede da biblioteca mundial da Fundação de Arte Broad.

Moca: Museu de arte contemporânea em Down town com lindas coleções e ótimas exposições temporárias.
www.moca.org
Todos os museus que fui em Los Angeles eram gratuitos!

Foto21Moca Museum
Foto Internet

Restaurantes

Toscana – Comida ótima e lugar transado
Walter’s Cafe: Muito simpático para tomar café da manhã ou para um almoço leve, comida deliciosa!
www.walters2go.com
The Cheesecake Factory: Para um almoço sem compromisso, comida italiana bem boa.
www.thecheesecakefactory.com
Para terminar um pensamento de Aldous Huxley escritor britânico que viveu a maior parte de sua vida em Los Angeles:
“A experiência não é o que nos acontece; é o que fazemos com aquilo que nos acontece”.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *