Sem confusão: Aprenda a usar as figurinhas do WhatsApp

Imagem: Arquivo Google – Dário Catarinense

Se você não sabe como usar corretamente as figurinhas do WhatsApp, quer aprender a salvar, compartilhar e excluir adesivos, este guia mostrará a você como dominar essa arte!
Por PRISCILLA KINAST
O WhatsApp vem inovando a cada dia para manter a sua base de usuários fiel, haja visto que existem outras ferramentas que cumprem o papel de mensageiros, algumas melhores inclusive. E um dessas inovações recentes são as famosas figurinhas, que viraram febre nos grupos e conversas privadas do Brasil.
Existem algumas formas de se comunicar utilizando o WhatsApp, como texto, imagens, gifs, vídeos e mensagem de voz, e a mais recente são os stickers. Muitos desses stickers que recebemos são engraçados (a maioria para dizer a verdade), mas muitas pessoas ainda não sabem como usar a ferramenta.
Independente se você quer copiar as figurinhas de seus amigos, baixar pacotes prontos ou criar suas próprias figurinhas, aqui vamos explicar de uma forma bem didática, para que você (ou uma pessoa que você está tentando ajudar), consiga utilizar a ferramenta e se comunicar dessa forma no app.
Como acessar as suas figurinhas no WhatsApp?
Para encontrar suas figurinhas no WhatsApp é bem simples:
Clique no símbolo de emoji, em uma conversa (qualquer uma);
Depois clique no símbolo dos adesivos.

O que são os favoritos?
Favoritos é uma seção de figurinhas que armazena todos os adesivos salvos. Nesta seção, representados por uma estrela, você poderá enviar as figurinhas em suas mensagens, sejam elas privadas ou em grupos. Para acessar as figurinhas favoritas é simples, basta clicar na estrela no painel de adesivos.
Como adicionar novas figurinhas no WhatsApp
Por padrão, apenas um pacote de adesivos vem pré-instalado no WhatsApp, mas você pode ter muitas outras figurinhas no seu WhatsApp.
Em uma conversa no WhatsApp, clique no símbolo de emoji;
Depois clique no símbolo de adesivo;
Agora, clique no ícone Adicionar, no canto superior direito;
Aqui você encontrará todos os pacotes de adesivos pré-instalados no WhatsApp;
Toque no ícone Download ao lado do pacote que deseja baixar.

Lembrando que você não precisa instalar todos os pacotes de adesivos, apenas os que você gostar.
Como copiar figurinhas dos amigos no WhatsApp
Copiar figurinhas dos amigos é muito simples, e depois que você aprende, certamente não vai mais parar de fazer isso.
Localize a figurinha que você quer copiar na mensagem;
Toque em cima da figurinha;
Três opções aparecerão: “Ver”, “Cancelar” e “Adicionar às favoritas”;
Selecione a opção “Adicionar às favoritas”;
Agora, a figurinha está salva no seu WhatsApp.

Dessa forma, você vai copiar a figurinha do seu amigo na sua galeria de figurinhas. A partir daí, ela ficará salva no seu WhatsApp, você pode fechar o aplicativo e abrí-lo novamente, e lá estará ela. Até mesmo se você trocar de smartphone ou formatar o seu celular, se tiver feito um backup antes (não sabe como funciona? leia isso), as suas figurinhas estarão a salvo.
Como baixar mais figurinhas no WhatsApp?
Nós explicamos aqui no Oficina da Net como baixar figurinhas diferentes para o WhatsApp, pesquisando na Google Play Store por novos pacotes. Mas agora o próprio WhatsApp sugere esses pacotes dentro do seu app. Veja abaixo como baixar novos pacotes de adesivos.
Toque no ícone “Emoji”;
Toque no ícone “Adesivos”;
Toque no símbolo de (+) no canto direito;
Role até o final da página e clique em “Obter mais figurinhas”;
Agora, você pode escolher por tema os pacotes que deseja baixar. Basta clicar em cima deles e fazer o download.

Como criar figurinhas personalizadas no WhatsApp?
Para criar um adesivo personalizado, por exemplo, com uma foto sua ou de um amigo seu, você precisará ter a imagem salva na galeria de seu smartphone e usar algum aplicativo de terceiro que permite a criação de figurinhas. Neste artigo, sugerimos alguns aplicativos para isso.
Dicas para a imagem que vai virar figurinha no seu WhatsApp
Use uma imagem com fundo transparente.
O tamanho das figurinhas são exatamente 512 × 512 pixels.
Cada adesivo deve ter menos de 100 KB.
Para a arte do adesivo, você pode coletar imagens prontas para adesivos, nos formatos PNG e WEBP diretamente da Web, ou criá-las manualmente em um aplicativo de edição de fotos. Além disso, você também precisa de pelo menos três imagens para criar um pacote de adesivos no WhatsApp.
Embora você possa usar um computador ou smartphone para esse fim, é preferível usar um aplicativo de computador, como o Photoshop para remover o fundo da imagem com melhor precisão com seleção de borda e outros requisitos avançados de edição. Não sabe como remover o fundo de uma imagem no Photoshop e deixar transparente? Veja nosso tutorial abaixo:

Nota: Para obter melhores resultados, é recomendável que você siga esses requisitos o máximo possível. Por exemplo, o uso de uma imagem que não seja um “quadrado” provavelmente distorcerá seu adesivo ao ser importado para o WhatsApp. Da mesma forma, ter um fundo não transparente em um adesivo pode afetar seu valor estético.
Como excluir figurinhas do WhatsAPp?
Excluir as figurinhas é quase tão fácil quanto colocar elas lá. Para remover alguma figurinha de sua galeria de favoritos, siga os passos abaixo:
Toque no símbolo “Emoji”;
Toque no símbolo “Adesivo”;
Toque no símbolo “Estrela” para acessar seus adesivos favoritos;
Procure o adesivo que você deseja remover;
Pressione sobre o adesivo em questão até que apareça a mensagem “Remover esta figurinha das Favoritas?”;
Clique em “Remover” para confirmar.

E então, conseguiu aprender o que você precisava? Que tal compartilhar este tutorial com outras pessoas, para que mais gente consiga usar as figurinhas do WhatsApp?
Fonte: Oficina da Net

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *