Pare o que está fazendo e exclua esses aplicativos Android agora do seu smartphone ou tablet

A frequência com que aplicativos maliciosos tem aparecido na Google Play é lamentável. Bom, pare o que você está fazendo e verifique se você usa algum desses aplicativos.

Por Bernardo Silva

Lá vamos nós outra vez, de acordo com a VPN Pro, que tem por hábito criar relatórios periódicos sobre aplicativos e jogos maliciosos, temos dessa vez 24 aplicativos que abrangem tudo.

De aplicativos de clima até a funcionalidade de calendário e câmera, alguns dos quais carregados de malware solicitam todo tipo de permissões potencialmente danosas.

Infelizmente o Google com seu Play Protect deixou passar e agora esses aplicativos juntos somam mais de 382 milhões de instalações.

Dentre as permissões desnecessárias e perigosas estão incluídas às capacidades de fazer chamadas, tirar fotos e gravar vídeo, gravar áudio e muito mais.

O ponto principal levantado pela VPN Pro, é que os aplicativos em questão vêm de uma mesma empresa chinesa que tem um histórico de malware, rogueware e práticas antiéticas. Esses aplicativos também solicitem uma grande quantidade de permissões desnecessárias e perigosas.


TCL – Shenzen Hawk – Aplicativos maliciosos

Um dos aplicativos da empresa, observa o relatório, é chamado Weather Forecast e aparentemente foi “pego coletando dados do usuário e enviando-os para um servidor na China”. Outro dos aplicativos deste lote de 24, chamado Candy Selfie Camera, supostamente solicitou as seguintes permissões para funcionamento:

Acessar localização aproximada (permissão que permite que os aplicativos reúnam a localização geral de um usuário por Wi-Fi e / ou dados de célula móvel)
Acesse boa localização (ainda mais preocupante que a acima. A maioria dos aplicativos não precisa disso, e é uma permissão que fornece dados mais exatos sobre sua localização)
Câmera
Obter contas
Ler armazenamento externo
Ler logs
Ler estado do telefone
Gravar armazenamento externo

Outro aplicativo, o Sound Recorder, queria acessar a câmera do smartphone. Abaixo você verá uma lista com todos os aplicativos.

A Shenzhen HAWK Internet Co., Ltd é uma empresa chinesa que desenvolve secretamente 24 aplicativos populares, totalizando mais de 382 milhões de instalações, com alguns aplicativos contendo malware e rogueware e participando de práticas antiéticas.

O site da VPN Pro aponta para a empresa Shenzhen HAWK, que tem conexão com vários desenvolvedores de aplicativos diferentes, o que pode indicar que ainda existam vários outros aplicativos supeiros e que infelizmente a Google está deixando passar.

A Shenzhen HAWK é uma subsidiária de uma grande gigante chinesa da eletrônica, a TCL Corporation, parcialmente estatal. Os 24 aplicativos que o relatório alerta para que todos se livrem são os seguintes:

Sound Recorder
Super Cleaner
Virus Cleaner 2019
File Manager
Joy Launcher
Turbo Browser
Weather Forecast
Candy Selfie Camera
Hi VPN, Free VPN
Candy Gallery
Calendar Lite
Super Battery
Hi Security 2019
Net Master
Puzzle Box
Private Browser
Hi VPN Pro
World Zoo
Word Crossy!
Soccer Pinball
Dig it
Laser Break
Music Roam
Word Crush

Fonte: Oficina da Net

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *