Facebook Messenger adiciona nova ferramenta para evitar golpes no app

Confira a nova ferramenta que o Facebook está inserindo em seu app de mensagens instantâneas Messenger. De acordo com a empresa, a funcionalidade facilitará para aqueles que são leigos e caem na lábia de pessoas com mal caráter.

Imagem ilustrativa da nova funcionalidade do Messenger para evitar golpes. Fonte: Facebook

Por Vitor Valeri

Recentemente o Facebook começou a disponibilizar uma novidade em seu aplicativo de mensagens instantâneas, o Messenger. Trata-se de uma iniciativa para tentar evitar que golpistas enganem usuários leigos. Quando a pessoa receber uma mensagem de alguém que possui uma grande chance, segundo as suas palavras ditas, de ser um golpe, o aplicativo irá exibir um pop-up (uma pequena janela de aviso) alertando sobre o perigo.

O funcionamento da nova ferramenta de prevenção de golpes do Messenger ocorre da seguinte forma: o aplicativo irá localizar mensagens potencialmente suspeitas, analisar de acordo com o seu banco de dados se parece ser uma tentativa de roubou de identidade, uma fraude ou mensagem de adultos direcionadas para menores de 18 anos. No caso de menores de idade, o Facebook diz que o alerta “educará as pessoas com menos de 18 anos a serem cautelosas ao interagir com um adulto que elas talvez não conheçam e as capacita a agir antes de responder a uma mensagem”.
Messenger irá identificar usuários fake que tentam se passar por outra pessoa

No caso de mensagens de pessoas que ainda não são “amigas”, reivindicam dinheiro, o Messenger irá exibir um aviso. Além disso, a ferramenta também procura identificar usuários que podem estar se passando por amigos do Facebook. Ao detectar que tal tentativa está acontecendo, será exibido um aviso dizendo que a pessoa com a qual se está conversando possui a chance de ser uma conta fake.

Alguns acreditam que o plano do Facebook será ruim para a empresa, pois isso pode trazer uma má imagem para a rede social e dar menos visibilidade a ela. Porem a equipe do Facebook diz que: “projetou esse recurso de segurança para trabalhar com criptografia completa”.
Ferramenta não garante 100% de eficácia contra golpistas, mas promete ser eficiente

Foi dito pelos desenvolvedores que a tecnologia possui deep learning (aprendizado de máquina), para analisar o comportamento geral dos usuários.

Esta é uma tentativa do Facebook de evitar que falsificadores tirem vantagem de usuários em sua rede social, além de facilitar a captura de falsificadores. Entretanto, deve-se ter em mente que a nova ferramenta não dará 100% de garantia na eficácia da identificação de uma pessoa de mal caráter, então todo cuidado é pouco ao responder às mensagens de estranhos.

O que você acha sobre esta iniciativa do Facebook? Acredita que ajudará muitas pessoas? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Fonte: Oficina da Net

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *