Desktop x Notebook: Qual o melhor para você?

Há alguns anos atrás, os notebooks não eram tão populares como são hoje, e os computadores desktops reinavam nos lares brasileiros. Porém, nos últimos anos, muitas pessoas migraram para os dispositivos portáteis. Mas eles são melhores?
Por Priscilla Kinast
Se você está prestes a comprar um novo computador, e está em dúvida entre um computador de mesa, o famoso desktop, e um notebook, aqui você pode conferir um comparativo com os prós e contras de cada tipo de PC. Há alguns anos atrás, era bem mais comum vermos as pessoas usando computadores desktops, e nos dias de hoje é o contrário. Porque será? Os notebooks são melhores que o PC de mesa? E afinal, qual o ideal para você?
Desktop x Notebook: Qual o melhor para você?
Uma das diferenças mais marcantes entre esses dois dispositivos é a mobilidade. Mas engana-se quem pensa que os desktops são completamente imóveis. Especialmente os mais modernos, que tem opções menores e mais leves. Mas claro, você não poderá pegar seu desktop de dentro de sua mala e começar a trabalhar em qualquer lugar, por exemplo. Isso porque os desktops não tem autonomia de bateria, e precisam necessariamente estar conectado à energia elétrica para funcionarem. Além disso, há a questão do tamanho, que é impossível de usar no colo.
Um dos grandes motivos que fizeram muitas pessoas migrarem para os notebooks portáteis são as novas formas de conexão com a internet. Antigamente, não existiam tantos pontos com internet Wi-Fi como hoje. Aliás, hoje, você pode até rotear sua internet da operadora (plano de dados 4G) para seu notebook e trabalhar normalmente.

Os notebooks podem ter ultrapassado os desktops como os computadores preferidos da maioria de nós, mas isso não quer dizer que nosso velho amigo PC de mesa não tenha seus fãs na atualidade.
Ainda há muitos motivos para você escolher uma máquina de estilo tradicional em vez de uma que pode ser carregada em uma bolsa. Na verdade, a decisão é muito mais pessoal do que você imagina, à medida que cada tipo de máquina é ideal para um uso específico.
Inclusive, o sonho de consumo de muita gente é poder ter os dois. Um notebook para usar na rua e um PC de mesa para usar em casa, de preferência com uma poltrona bem confortável.
E aí está uma questão que faz muita gente querer um desktop. O conforto ao usá-lo, o teclado mais espaçoso, a tela maior e na altura certa para os olhos, tudo isso faz com que o uso do desktop seja muito mais agradável quando se trata da ergonomia.

Mas, sem mais delongas, vamos aos fatos. Abaixo, apresentamos as principais considerações a serem feitas antes de comprar um novo computador – não é uma lista abrangente, mas deve dar a você noções suficientes para pensar em tomar uma decisão consciente.






Como você pode ter notado, a decisão final depende de quais são suas necessidades. Embora o gráfico acima possa parecer que os computadores desktop são a melhor opção geral, se a portabilidade é sua grande necessidade da sua, o notebook é a melhor opção. Existem algumas limitações a serem consideradas, mas elas não são muito significativas para a maioria dos usuários.
No entanto, se você quiser a maior quantidade possível de recursos e a portabilidade não for necessária, é provável que um desktop seja a melhor escolha, especialmente se o preço for importante. Os desktops são ótimos para jogos intensivos em gráficos, uso de aplicativos pesados e para aqueles que preferem ter a opção de atualizar o hardware mais facilmente. No entanto, eles também são perfeitamente adequados para o usuário básico do computador, que precisa apenas de e-mail e acesso à Internet.
Não é impossível ter um notebook preparado para manter sua postura saudável, mas é mais fácil conseguir isso com um desktop que usa um monitor separado (você pode até obter um suporte de monitor para o efeito). Se você já está inclinado a comprar um desktop, o fato de que provavelmente é mais saudável para você pode ajudar a decidir.
Fonte: Oficina da Net

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *