Como fazer traduções com a câmera do celular usando o Google Tradutor

por Alvaro Scola

Função do aplicativo Google Tradutor permite realizar traduções em tempo real usando a câmera de um celular Android ou iPhone. Saiba como usar!
O Google Tradutor é um dos serviços mais utilizado para fazer a traduções de páginas e textos devido a sua praticidade e quantidade de idiomas suportados. Por sua vez, quem utiliza um smartphone, até pode acessar a sua versão web, mas a verdade é que seu aplicativo dedicado possui recursos exclusivos bem interessantes e que valem a pena.
Um deles, por exemplo, fica por conta do Google Tradutor poder usar a câmera do celular para fazer a tradução, em tempo real, de um artigo ou qualquer texto à sua frente. Veja então como usar a ferramenta do Google Translate.
Importante
Durante esta semana, o Google anunciou que a tradução em tempo real usando a câmera do aparelho poderá ser feita em diversos idiomas. Entretanto, até o momento da publicação desta matéria, apenas a tradução do inglês para o português e vice-versa estava disponível.
Como usar a câmera do celular para traduções com o Google Translate
O método de utilizar a câmera para realizar traduções é bem simples de ser executado, mas é preciso fazer o download de alguns pacotes de idiomas para que ele funcione melhor. Confira:
Acesse a Google Play ou a App Store e realize o download da última versão do Google Tradutor;
Ao abri-lo pela primeira vez, ele lhe oferecerá o download do pacote de idiomas Inglês. Assim, marque a opção “Traduzir off-line” e toque em “Concluído”;

Reprodução
Quando o download for finalizado, selecione a opção “Câmera” e conceda a permissão para o aplicativo ter acesso a ela;

Reprodução
Agora, toque no ícone de um “olho” na parte inferior da tela e aponte para onde deseja traduzir.

Reprodução
Além de fazer a tradução com a câmera do aparelho, o Google Tradutor também é capaz de traduzir a partir de fotos, o que é ideal caso você tenha tirado a foto de um documento, página de um livro ou outro item. Para isto, basta seguir os mesmos passos acima, só que com a câmera aberta, selecionar o ícone de “imagem”, conforme mostra a imagem abaixo.

Reprodução
Fazendo a tradução de outros idiomas
Para fazer a tradução de algum artigo que este em outro idioma não sendo o português ou inglês, é necessário sempre escolher o idioma antes de usar a opção “Câmera”. E, também, é necessário fazer o download do pacote do idioma a ser traduzido. Na imagem abaixo, você confere como fazer este processo e onde configurar o idioma a ser traduzido antes de usar a câmera, lembrando que, você terá que traduzir do idioma original para o inglês ou vice-versa.

Reprodução
Pronto! Agora, você já sabe como usar o Google Tradutor para realizar traduções usando a câmera de seu aparelho. O Google ainda não divulgou uma data oficial de quando mais idiomas estarão disponíveis para serem traduzidos diretamente para o português usando a câmera do celular.
Fonte: Olhar Digital

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *