8 dicas para quem perdeu o celular ou foi roubado

O que fazer se seu celular for esquecido em algum lugar ou chegar a ser roubado? Acompanhe conosco.
Por Eduardo Tavares
Atualmente os celulares se tornaram um bem indispensável, sendo assim, perder o aparelho pode garantir muita dor de cabeça para o seus donos. Desta forma, para contornar essa situação é possível ter algumas atitudes que podem garantir a recuperação do seu telefone.
Para os usuários que foram expostos a este tipo de problema, preparamos um informativo com algumas dicas para proteger o seu celular e ajudar em casos de roubo ou perda.

Utilizar serviços de rastreamento no dispositivo
Hoje todos os sistemas operacionais do Brasil possuem serviços que permitem localizar o telefone para situações de perda e roubo. Mas a dificuldade é que nem todos os usuários, após adquirir o telefone, costumam ativar este tipo de serviço.
Como exemplo, no iPhone, o usuário deve configurar o iCloud e ativar a captura de localização desta maneira é possível fazer o rastreamento do seu aparelho caso tenha ocorrido um roubo. O Android possui uma ferramenta oficial conhecida como Gerenciador de dispositivos Android. Por fim, o Windows Phone apresenta recurso nativo do sistema, para acesso entre a página de dispositivos da Microsoft e faça login em sua conta e depois vá em “Encontrar meu telefone”.
Não desligue a rede Wi-fi ou 3G
A maioria dos usuários desligam o pacote de dados ou Wi-fi para que possam economizar a internet, porém, ao desativar estas funções, se o usuário perder o seu telefone isto pode atrapalhar. Os serviços de localização do Google, Apple e Microsoft utilizam a nuvem por isto, é preciso que eles estejam online para que ocorra a atualização, para que seja possível fazer a localização e como consequência bloquear. Portanto, para utilizar a função de rastreamento é preciso que o seu dispositivo mantenha a conexão com a Internet ligada.
Senha para acesso
 
Hoje os usuários acabam deixando diversas informações pessoais importantes no seu aparelho telefônico, diante disso, é recomendado que o usuário não se esqueça de configurar uma senha no seu aparelho Android, iPhone (Touch ID) ou Windows Phone. O ideal é utilizar uma chave de segurança complexa e não tão simples, como data de nascimento ou sequência de números como “1234”.
IMEI do aparelho
Todo telefone celular possui um número único que funciona como identificação dos dispositivos e das redes de celulares. O IMEI permite que as e operadoras e fabricantes saibam as características de um celular. Através desta identificação é possível resolver problemas com roubos e perdas.
Código universal
Para facilitar a informação do número, existe um código universal que permite mostrar o IMEI na tela de qualquer celular. Para saber, entre no discador de seu telefone e coloque o código no teclado: *#06# e em seguida será apresentando o IMEI na tela.
Backup das fotos e arquivos
Para amenizar o problema de roubo, uma alternativa é fazer constantemente o backup da nuvem. Para quem deseja saber quais aplicativos escolher, pode optar pelos nativos dos sistemas como ICloud, Google Drive ou One Drive, mas nas lojas de aplicativos também existem outros com esta mesma função como CloudBox, Dropbox.
Através do upload de fotos para a nuvem grande parte dos usuários conseguem recuperar os telefones, pois existem alguns exemplos na qual os assaltantes e receptadores de telefones roubados acabam tendo suas fotos postadas na nuvem da vítima, com isto, as fotos pode ajudar a polícia.

Aplicativos de segurança
As lojas de aplicativos disponibilizam diversos aplicativos com proteção de dados e até alguns que fazem a identificação na hora do uso. Para ajudar confira algumas opções.
Android
Locx: App Lock
Andrognito 2 Hide Files
Windows Phone
Private Photo
App Locker
iOS
Best Secret Apps
Seguro do telefone
Para quem possui smartphone com menos de um ano, uma opção é fazer o seguro do seu dispositivo. Através do seguro é possível ter proteção contra roubos e furtos qualificados, desta maneira o usuário irá receber o valor pago pelo aparelho para caso de sinistro. Para contratar o seguro é preciso contatar a operadora ou empresa.
Boletins de ocorrência
 
Caso tenha ocorrido roubo o ideal é registrar o Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima. Com a documentação é possível ajudar as autoridades, além de ser uma prova para comprovar as seguradoras.
Para facilitar o processo, alguns estados brasileiros oferecem um sistema de B.O. Online. Abaixo segue alguns exemplos:
Amazonas – na Delegacia Interativa do Amazonas.
Distrito Federal – na Delegacia Virtual do Distrito Federal.
Espírito Santo – no site do Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano
Pará – na Delegacia Virtual do Estado do Pará.
Rio Grande Do Sul – no site da Polícia Civil.
São Paulo – no site da Polícia Militar, é possível fazer boletim de ocorrência de acidente de trânsito ocorrido nas rodovias do estado.
Sergipe – na Delegacia Virtual da Secretaria de Segurança Pública.
Este artigo foi produzido pelo Dicas para Smartphones.
Fonte: Oficina da Net

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *