Sapiossexual: entenda como funciona o fetiche por inteligência


Veja que tipo de atração é essa chamada de sapiosexual que não está relacionada com o físico da outra
É comum que cada um de nós tenha as suas próprias preferências sexuais. Alguns se sentem atraídos por aparências específicas ou por personalidades distintas. Mas acredite: há aqueles que se atraem pelo intelecto do próximo. Estes são os sapiossexuais – indivíduos que sentem desejo por pessoas inteligentes.
De acordo com estudo divulgado pelo ScienceDirect, aproximadamente 8% dos adultos têm esse fetiche. Então, se você fica excitado(a) ao ouvir afirmações engenhosas ou ideias criativas, pode ser que esteja neste grupo.
Inclusive, as preliminares para os sapiossexuais são diferentes. Elas podem envolver discussões filosóficas, políticas e até psicológicas. Isso acontece porque é a compatibilidade intelectual que potencializa o relacionamento.
Mas nem sempre essa atração resulta em sexo. Os sapiossexuais sentem o desejo de estar conectados com pessoas espertas e podem sentir-se satisfeitos apenas com a criação de vínculos de amizade.
De acordo com Bix Warden, escritor do livro “The Sexy Librarian’s Big Book of Erotica”, bibliotecários, professores e profissionais que trabalham com o conhecimento estão entre aqueles que têm maior probabilidade de serem sapiossexuais.
Atração sexual: por que sentimos?
Uma teoria chamada “mapa do amor”, criada pelo psicólogo e sexólogo John Money, tenta explicar o que torna algo atraente para cada um.
O mapa é como se fosse uma personalidade erótica, que se manifesta através de sonhos, fantasia e ações. Cada indivíduo se comporta sexualmente de maneira diferente, mas compartilham semelhanças.
Desde o momento que nascemos, começamos a coletar informações, experiências e estímulos, que vão moldando nossas preferências sexuais. E vivências negativas podem prejudicar que formemos vínculos afetivos e eróticos saudáveis no futuro.
Desejo por pessoas inteligentes
Segundo um estudo feito por Gilles E. Gignac, professor titular da Universidade da Austrália Ocidental, as motivações dos sapiossexuais são particulares, mas podem estar conectadas a noção de que a intelectualidade é um sinal de que a relação será mais segura e estável.
A inteligência acaba sendo um sinal de que a pessoa irá tomar boas decisões. Além disso, há também questões ancentrais, já que no passado, a inteligência fez nossa espécie sobreviver a situações de risco e evoluir. Portanto, um parceiro esperto garantiria uma vida mais calma, sem problemas financeiros ou emocionais.
Fonte: Minha Vida

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *