Como evitar a diarreia causada por antibióticos?

Quatro em cada dez pessoas que fazem esse tratamento sofrem um efeito colateral lá no intestino. Mas os probióticos podem ajudar
Por André Biernath

Probióticos aliados aos antibióticos ajudam a evitar esse efeito colateral do medicamento
(Foto: Alex Silva/A2 Estúdio)

Quando uma bactéria do mal se instala no corpo, não tem jeito: são os antibióticos que costumam eliminar a infecção. Por mais efetivos que sejam, eles acabam afetando outros micro-organismos que vivem pacificamente dentro do organismo mais acima. “Isso desequilibra a microbiota intestinal e, não raro, provoca diarreia”, conta o médico Flávio Quilici, presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia.
Para driblar esse revés, surgiu a ideia de prescrever, em paralelo ao esquema terapêutico convencional, doses de probióticos, produtos que repõem essas bactérias do bem no sistema digestivo. E a estratégia acaba de se mostrar promissora em um estudo da Universidade Bastyr, nos Estados Unidos.
“Aliar antibióticos e probióticos é um tema cada vez mais discutido e já é até empregado nos consultórios médicos”, observa Quilici.
A tendência de 2019 é estar bem informado! Ao ler, você aprimora seu pensamento analítico. Assine as melhores revistas com até 72% OFF.
Por que antibióticos causam diarreia. E como os probióticos podem ajudar
1. Estrago geral: os antibióticos funcionam como uma bomba e matam muitas bactérias — inclusive algumas que são benéficas.
2. Entornou o caldo: sem o resguardo dos bons micro-organismos, o intestino fica sensível e deixa de trabalhar direito.
3. Troca veloz: ingerir probióticos em cápsulas ou sachês restauraria essa proteção e, assim, evitaria complicações.
Fonte: Saúde Abril

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *