Como estabelecer um relacionamento com cliente durante eventos?


Utilizados como estratégia de relacionamento entre empresas e colaboradores há bastante tempo, foi somente nos últimos anos que os eventos corporativos também começaram a ser planejados pensando no relacionamento com o cliente. E não é para menos!
Com as profundas transformações na maneira como as pessoas consomem e, principalmente, escolhem suas empresas preferidas, é imprescindível que as companhias se adaptem a esse novo cenário, caso pretendam manter sua sustentabilidade e potencial competitivo a longo prazo.
A era da informação ampliou o poder de escolha e comparação entre empresas de todos os setores, o que aumentou a exigência dos consumidores e, mais do que isso, facilitou sobremaneira a troca de uma empresa por outra.
Dentro desse contexto, os eventos surgem como uma ferramenta estratégica extremamente eficiente quando o assunto é melhorar o relacionamento com o cliente. É durante esse tipo de ação que o estreitamento de laços é extremamente facilitado. O resultado? Altos níveis de fidelização à sua marca!
Mas, afinal, como estabelecer um bom relacionamento com o cliente durante os eventos de sua empresa? Continue a leitura e fique por dentro de 7 estratégias criativas para atingir esse objetivo!
1. Participação em programas de fidelidade
Os programas de fidelidade, nos quais o cliente passa a acumular pontos a cada compra realizada para depois trocá-los por produtos ou benefícios, é uma estratégia de fidelização comprovadamente eficiente, sendo utilizada por diversas empresas. Então por que não uni-la aos eventos e maximizar ainda mais os resultados?
Assim, é possível oferecer aos participantes a chance de cadastrarem-se no programa de fidelidade da empresa durante o evento. Obviamente, para que isso gere um laço real, é necessário que o programa seja de simples compreensão e cadastramento — ninguém quer preencher formulários enormes em meio a um evento, certo? — e, mais importante do que isso, ofereça benefícios reais.
De nada adianta criar um programa de fidelidade “meia-boca” só para conseguir uma enorme lista de e-mails. Se você decidir utilizar essa estratégia, ofereça algo de valor aos seus clientes. Somente assim as chances de sucesso são reais.
2. Equipe altamente treinada e capacitada
O ponto de contato entre a sua empresa e os clientes durante o evento é a equipe que vai recebê-los e atendê-los. Dessa maneira, é extremamente importante que os profissionais estejam altamente treinados e capacitados para essa tarefa.
Além da recepção e acolhida calorosa, que deve acontecer seja qual for o tipo de evento, a equipe deve atender os clientes com segurança e, mais do que tudo, conhecimento sobre a empresa, seus produtos e os objetivos do evento.
Uma palestra está agendada? Então a equipe que coordenará o evento deve estar totalmente por dentro do assunto, sendo capaz de responder dúvidas e questionamentos bastante específicos e detalhados. Isso gerará autoridade e passará aos seus clientes a impressão de que sua empresa se preocupou verdadeiramente em organizar um evento que agrega valor às suas vidas.
3. Recepção diferenciada
Especialmente se o seu evento se trata de um workshop, palestra ou congresso, o sistema de recepção não tem muito como sair do lugar-comum “fila de cadastro/entrega de material”. Entretanto, saiba que sempre é possível inovar em algum detalhe, tornando a recepção diferenciada e marcante, características capazes de fidelizar de vez um cliente.
E se engana quem pensa que recepção diferenciada é sinônimo de performances superelaboradas e caras. Uma banda tocando uma música agradável, uma mesa com café quentinho e fresco disponível ou alguém da equipe designado para tirar fotos das pessoas em frente ao banner do evento são “mimos” simples e que fazem a diferença.
4. Conteúdo relevante
Atenção! Essa estratégia é crucial se o seu evento for uma palestra ou um workshop. Com o aumento do nível cultural e educacional da população, é extremamente provável que seus clientes se deem conta caso o evento não agregue nada de relevante, novo ou importante às suas vidas.
Por isso, nada de “encher linguiça”, ok? Contrate profissionais competentes e que dominam muito bem o assunto que será abordado. Dessa maneira, os clientes sairão do evento com a sensação de que algo de valor foi adicionado ao seu dia a dia e de que sua empresa é uma autoridade no assunto. Nem é necessário dizer que isso está intimamente relacionado a um aumento na fidelização, certo?
5. Espaços de comunicação
Faça com que seu evento não seja apenas um local onde seu cliente buscará informações, mas também onde ele poderá expressar-se e ser ouvido. Em palestras ou cursos, sempre programe intervalos de tempo para que o público possa fazer perguntas aos palestrantes e tirar dúvidas.
Além disso, propicie ambientes em que as pessoas possam conversar entre si, trocar informações e ideias. Um coffee-break ou um coquetel são excelentes opções nesse sentido.
6. Brindes úteis
Aqui, esqueça de vez os brindes como canetas ou bonés. Essa estratégia, além de estar ultrapassada, pode se revelar um desperdício incrível de dinheiro para a empresa, já que os brindes ficarão esquecidos no fundo de um armário ou gaveta.
Para que a distribuição de brindes realmente cumpra seu papel (de fazer o cliente não esquecer da empresa e promover a fidelização), é crucial que os brindes sejam objetos úteis, de design bonito e fáceis de carregar. Lixeiras para carros, porta-cartões de visita, cases para tablets ou um bloco de notas de qualidade são algumas boas opções.
7. Relacionamento pós-evento
Muitas empresas investem muitos recursos no planejamento e criação de eventos incríveis, mas acabam esquecendo de um ponto bem importante: o relacionamento pós-evento. É essencial ter em mente que, por mais que um evento tenha sido um verdadeiro sucesso, é necessário manter as coisas “quentes” na mente de seu cliente.
Dentro desse contexto, enviar e-mails com arquivos em PDF contendo um resumo dos conteúdos abordados nas palestras, uma mensagem de agradecimento pela presença ou mesmo um formulário solicitando um feedback construtivo são excelentes maneiras de manter o relacionamento depois que as luzes do evento se apagam.
Mas atenção! Nesse ponto é necessário cautela e bom senso. Nada de entupir a caixa de entrada de seus clientes com centenas de e-mails ou marcá-los em dezenas de fotos em redes sociais. Essas atitudes podem ter o efeito inverso ao desejado, fazendo com que seus clientes associem sua marca a algo chato ou insistente.
Fonte: www.copastur.com.br

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