O Porto e seus encantos – Parte 2

No post anterior sobre o Porto, falei dos principais atrativos da cidade. Mas quem disse que um bom hotel e um bom restaurante não são igualmente importantes? Para alguns, até mais. Sempre digo que um bom hotel faz toda a diferença numa viagem. Localização e conforto são itens indispensáveis. E alguns hotéis são tão especiais, como as sugestões abaixo, que para mim já valeriam a viagem.
Vou dar duas sugestões onde tenho me hospedado e recomendo muito: o The Yeatman em Vila Nova de Gaia e o Pestana Vintage Hotel no Porto. Cada um com uma característica especial, e aí vai depender do que se pretende fazer na cidade.

1) The Yeatman:

Inaugurado há poucos anos, foi construído nas encostas de Vila Nova de Gaia, aproveitando suas curvas de nível e tirando o maior proveito da vista estonteante que possui. É só conferir.

Entrada do The Yeatman. Não se imagina o que está por vir…
(Foto: Mônica Sayão)

O hotel foi construído aproveitando a inclinação do terreno
(Foto: Mônica Sayão)
A construção principal abriga o corpo do hotel com seus salões e restaurante, que é maravilhoso e foi agraciado com 2 estrelas Michelin. Os quartos ficam nos andares inferiores, com terraços individuais e gramado em frente. E todos com uma vista fantástica do Porto!

O assunto “vista” é recorrente neste hotel…
(Foto: Mônica Sayão)
Neste lado do rio Douro, em Vila Nova de Gaia, estão as caves para visita e degustação de vinhos
(Foto: Mônica Sayão)
The Yeatman (ao fundo, no alto) visto a partir do Porto
(Foto: Mônica Sayão)

Este hotel é excelente, apesar de não ser tão perto das principais atrações do Porto. Mas quem disse que a vista não é uma das grandes atrações? Não deixem de conhecê-lo, nem que seja para uma refeição ou mesmo um café na varanda. Vale qualquer desculpa para se desfrutar do privilégio deste lindo cenário!
www.the-yeatman-hotel.com
2) Pestana Vintage Porto Hotel:
O outro hotel que sugiro é o Pestana Vintage Hotel. Localizado no bairro da Ribeira, proporciona vistas deslumbrantes do Douro e da Ponte D. Luis I, com a vantagem de ser bem mais próximo dos pontos turísticos do que o Yeatman. É super charmoso e tem serviço ótimo. E se você der sorte de conseguir o quarto no terceiro andar, de esquina com a Praça da Ribeira… bem, aí você conhecerá o paraíso!
www.pestana.com/en/hotel/pestana-porto

O Pestana Vintage Hotel fica na Ribeira e tem uma vista linda!
(Foto: Mônica Sayão)
Pestana: vista lateral dá para a Praça da Ribeira ou do Cubo
(Foto: Mônica Sayão)
Pestana: vista do banheiro!!! Difícil sair do hotel…
(Foto: Mônica Sayão)
Pestana Vintage: estão vendo esta varanda com 4 portas? Ainda há mais duas na lateral. Isto tudo é o tal quarto do terceiro andar. Fantástico!
(Foto: Mônica Sayão)
Pestana Vintage: o que pedir mais da vida?
(Foto: Ana Paula Sayão)

Vamos agora para os prazeres do paladar? Digo sempre que quando a gente viaja não ganha calorias, e sim alegrias, muitas!Vou começar por Vila Nova de Gaia.
3) Visita às caves de Gaia:
A cidade é conhecida principalmente por suas caves de vinho do Porto. São muitas delas, e visitar pelo menos uma, faz-se necessário. Foi assim que aprendi um pouco sobre o vinho do Porto, sobre sua história, processo de fermentação etc. Muito interessante. Por exemplo, o vinho chama-se do Porto, mas as caves estão em Gaia, por que será? Porque o Porto é muito mais ensolarado que Vila Nova de Gaia, que por isso é mais úmida, favorecendo o armazenamento do vinho.
Não é coincidência que muitas das caves têm nomes de origem inglesa, como a Sandeman ou a Churchill’s: famílias inglesas eram proprietárias de várias caves e eram elas que transportavam o vinho do Porto para o Reino Unido.
Dentre as tantas caves, vou destacar a Taylor’s  e a Graham’s, porque estas duas têm um diferencial: além da inegável qualidade de seus vinhos, são muito charmosas e por não serem na rua que beira o rio, são menos cheias de turistas. Convenhamos que isto é bom demais! Ah, e elas possuem vistas maravilhosas do Douro e do Porto.

Eu sei, vocês devem estar cansados dessa história de vista, até eu estou, mas acreditem, sempre faz diferença. Geralmente as visitas são agendadas e acontecem a cada hora. O ideal é entrar em contato antes para confirmar horários e idiomas falados.

Taylor’s – sala de degustação em companhia de um… pavão!
(Foto: Mônica Sayão)
Taylor’s: pátio externo para relaxar
(Foto: Mônica Sayão)
Taylor’s: Varanda para degustação
(Foto: Mônica Sayão)
Graham’s: sala de degustação
(Foto: Mônica Sayão)
Graham’s: prateleiras com os vinhos mais antigos. Preciosidades!
(Foto: Ana Paula Sayão)
Graham’s: varanda com linda vista!
(Foto: Mônica Sayão)

4) Mercado Beira-Rio:
É ótima opção para depois da visita às caves. Isto é uma novidade recém-inaugurada: o mercado é antigo, mas foi completamente reformado e reaberto este ano. Agora é um lugar bem contemporâneo, parecido em conceito com o Mercado da Ribeira de Lisboa. Há de tudo: peixes, frutas, legumes, sorveterias, restaurantes e lugares para petiscar e tomar uma boa cerveja. Estarei lá no final de dezembro para conferir!
www.mercadobeirario.pt

Mercado Beira-Rio: reformado recentemente, com novo conceito
(Foto: www.espalhafactos.com)

5) Cafeteria 7G Roaster:
Próximo ao Mercado Beira-Rio você vai encontrar o 7G Roaster, recém-inaugurado. Um estabelecimento contemporâneo e muito aconchegante, e com cafés de excelente qualidade. Ótima maneira de recuperar as forças das visitas mencionadas acima. Outra vantagem: você pode chegar ou retornar de teleférico, o que também é algo diferente. Logo ao cruzar a Ponte D. Luis I em direção à Gaia, haverá indicação do teleférico, e pronto!
www.7groaster.com

7G Roaster, um café especial em Gaia
(Foto: www.lifecooler.com)

6) Restaurante gastronômico do Hotel The Yeatman:

Se você pretende ter uma refeição muito especial, a melhor opção em Gaia é o restaurante gastronômico do Yeatman, que ganhou mais uma estrela Michelin em 2017 – agora são duas. Tudo divino, inclusive a vista -com o pôr do sol então, só suspirando. Aberto para jantar.
www.the-yeatman-hotel.com

Restaurante gastronômico do Yeatman
(Foto: www.lifecooler.com)

Voltando ao Porto, lá há muitas opções de restaurantes. Algumas dicas:
7) Cafeína:
Localizado na Foz, bairro valorizado no Porto, o Cafeína é delicioso e tem um ambiente aconchegante. Escolhi um prato de lagostins que estava dos deuses. Adorei!
www.cafeina.pt

Cafeína, restaurante badalado do bairro da Foz
(Foto: www.oportocool.wordpress.com)

8) Cantinho do Avillez Porto:
Por causa do sucesso do restaurante de mesmo nome em Lisboa, o chef José Avillez,um dos maiores nomes atuais da gastronomia do país, abriu uma filial no Porto. As características são as mesmas: ótima comida portuguesa “repaginada”, com ambiente bem descontraído e serviço muito simpático!
www.cantinhodoavillez.pt

Cantinho do Avillez Porto: descontração com comidinhas ótimas
(Foto: porto24.pt)

9) Café do Cais:
Localizado bem ao lado do Pestana Vintage Hotel, na Ribeira do Porto. Este restaurante informal e moderno é muito bom para a gente apreciar, sem pressa, o agito da Ribeira e o vai e vem dos barcos. Sempre vou lá, nem que seja só para um café.
www.cafedocais.pt

Café do Cais: super agradável!
(Foto: Mônica Sayão)

10) Casa de Chá da Boa Nova:
Para finalizar, gostaria de falar sobre um restaurante que, infelizmente, ainda não conheço. Mas conheço seu chef, Rui Paula, aclamado em Portugal, e que possui dois outros restaurantes: O DOP no Porto e o DOC sobre as águas do rio Douro, na região das vinícolas (escrevi sobre o DOC no post anterior). E sei do que ele é capaz.
Este novo empreendimento, um restaurante inaugurado em 2016, localiza-se em Leça de Palmeira, a 40min de carro do centro do Porto, à beira-mar. A casa foi construída em 1963, sobre as pedras, projeto do excelente arquiteto português Álvaro Siza. Agora abriga este novo e exclusivo restaurante de 40 lugares, onde a criatividade e genialidade de Rui Paula já lhe garantiram uma estrela Michelin. Está na minha listinha de desejos!
www.casadechadaboanova.pt

Cada de Chá da Boa Nova: restaurante sobre as pedras, na beira do mar
(Foto: www.designboom.com)
Casa de Chá da Boa Nova: empreendimento do grande chef Rui Paula
(Foto: www.casadechadaboanova.com)

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *