Keukenhof, um bálsamo para a alma

Tempos difíceis esses que vivemos. Às vezes fico pensando em qual será nosso limite para suportar uma sequência de péssimas notícias que parecem não ter fim. Até a Notre Dame? Difícil de acreditar…
Como um antídoto pensei nos jardins de tulipas da Holanda. É isso, Keukenhof como um bálsamo para nossos espíritos machucados! Pronto, é para lá que vou agora, mesmo virtualmente.
Keukenhof é o mais importante e lindo jardim de tulipas do mundo. Localiza-se logo ao lado da pequena cidade de Lisse, que fica 30km a sudoeste de Amsterdã.
Tudo começou em 1949 quando um grupo de produtores e exportadores de bulbos de tulipas tiveram a ideia de exibir suas flores num mesmo lugar. Assim nasceu o jardim de Keukenhof, no terreno do castelo de mesmo nome ali construído no século XVII. Não é difícil imaginar que o sucesso de público foi imediato.

Mapa do jardim de Keukenhof. (Fonte: keukenhof.nl)
Comprar ingressos online e chegar cedo é garantia de filas menores na entrada
e mais facilidade de circular pelos jardins. (Fonte: Mônica Sayão)

Keukenhof abre suas portas ao público de meados de março a meados de maio, na época da floração das tulipas. Neste ano de 2019 estará aberto de 21 de março a 19 de maio. É só entrar no site do parque e lá estarão as datas (keukenhof.nl), assim como toda a informação de como acessá-lo por Amsterdã ou direto do aeroporto de Schiphol. E também valores dos ingressos, facilidades para pessoas com locomoção reduzida, guarda-volumes, está tudo muito bem explicado. O site até atualiza quais flores já estão abertas, previsão do tempo, tudo para facilitar a vida do visitante.

Há outras flores, como jacintos e narcisos, que garantem o colorido do parque
enquanto as tulipas ainda estão fechadas. (Fonte: Mônica Sayão)
E se você der sorte e pegar um dia lindo de sol… tudo fica ainda mais impactante.
(Fonte: Mônica Sayão)

Keukenhof tem atualmente mais de cem fornecedores de bulbos de tulipas que as fornecem para plantio mediante desenho dos paisagistas do parque. Estes fazem os projetos conforme um tema diferente que é escolhido ano a ano.
No período de visitação haverá sempre canteiros floridos, até porque há também outras flores complementares, como jacintos e narcisos, que garantem colorido enquanto alguns tipos de tulipas ainda não desabrocharam.
Pela minha experiência, o ideal é visitar Keukenhof na segunda quinzena de abril. É a época mais linda, inesquecível.

Agora sim, as tulipas! (Fonte: Mônica Sayão)
Tem sempre “alguém” no meio delas. (Fonte: Mônica Sayão)
Haverá sempre alguns canteiros que ainda não floresceram. (Fonte: Mônica Sayão)
Recomendo de 2 a 3 horas em Keukenhof, para curtir tudo com calma.
(Fonte: Mônica Sayão)






Tulipas maravilhosas, e sem filtro nas fotos… São realmente assim.
(Fonte: Mônica Sayão)

Visitar Keukenhof pode ser feito num bate e volta a partir de Amsterdam. Mas venha cedo para não pegar o parque muito cheio. E também para, depois da visita, dar um passeio de bicicleta ou de carro pelos campos de tulipas no entorno do parque. São campos a perder de vista, de um colorido fantástico, e que fecha o dia com chave de ouro.
Uma Feliz Páscoa para todos!

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *