25 de abril de 2024
Lucia Sweet

Kugelhupf, Gugelhopf ou Kouglof

Kugelhupf, Gugelhopf ou Kouglof , a versão vienense do panetone. Com receita. Faço sempre para o café da manha no dia de Natal, em foto tirada por mim.

Franz Josef, imperador da Áustria, (famoso no Brasil pelo filme “Sissi, a Imperatriz”, com a Romy Schneider), comia kugelhupf todos os dias no café da manhã. Sua amante, Katharina Schratt, baronesa Kiss (casada com o aristocrata húngaro Nikolaus Kiss de Ittebe), era uma famosa atriz e foi apresentada a Franz Josef pela própria imperatriz, que viajava muito e não queria que o marido se sentisse solitário (boazinha ela, não?) . O chef da Katharina assava um kugelhupf todas as manhãs e um outro era encomendado na melhor confeitaria de Viena, para o imperador não ficar sem o seu kugelhupf caso houvesse um desastre na cozinha e o kugelhupf não ficasse perfeito.
Elisabeth da Áustria foi considerada na sua época a mulher mais bonita e mais bem vestida da Europa. Ela não se dava com a sogra, que queria que o filho se casasse com Nené, sua irmã mais velha. Só que Franz Josef se apaixonou pela Sissi, que tinha 15 anos. O casamento começou a afundar quando Franz Josef transmitiu a Sissi uma doença venérea, depois de ter-se ausentado para lutar numa batalha. Mesmo assim eram amicíssimos e se escreviam quase todos os dias.
A irmã de Elisabeth, Nené, (Helene da Bavária ou Baviera), acabou casando-se com Maximilian Anton, o príncipe Thurn and Taxis. Eu li todos os livros que consegui encontrar sobre a deslumbrante Elisabeth da Áustria, que teve uma vida trágica e morreu assassinada na Suíça por um anarquista italiano.
Tenho também o livro de receitas da Catharina Scracht, de onde tirei a receita desse kugelhupf que eu faço. Mais um exemplo da minha cultura inútil. Porque sou curiosa e uma coisa leva a outra, que leva a outra e assim por diante. rsrs
O livro eu comprei por US$ 2,00 ao me deparar por acaso com ele, muitos anos atrás.
Receita do Kugelhupf
1 1/2 de chá de fermento químico biológico2 colheres de sopa de água morna1 xícara de leite – 3 3/4 xícaras de farinha de trigo1 colher de chá de sal6 colheres de sopa de manteiga2 ovos – 1 3/4 xícara de passas douradas1/3 xícara de açúcar 2 colheres de chá de casca de limão ou laranja ralada
É preciso fazer na forma própria, para bundt cake da Nordic Ware. (Senão é o mesmo que fazer madeleines sem o formato “dodue”, na concha. Não fica a mesma coisa)
Modo de fazer:
• Num pequeno recipiente, misturar o fermento e a água quente.
• Deixar repousar uns 10 minutos, até a superfície ficar espumante.
• Em uma pequena panela combinar o leite, a manteiga e o açúcar. Esquentar em fogo médio, mexendo até a manteiga derreter e o açúcar dissolver.
• Num grande recipiente, de vidro ou cerâmica, Combinar a farinha e o sal. Juntar o fermento e depois, gradualmente, o leite, mexendo em baixa velocidade. Em velocidade média juntar os ovos, um por um, as passinhas e a casca de limão ou laranja.
• Untar bem com manteiga uma forma de Kugelhupf e despejar a massa (a massa é pegajosa). Cobrir com uma película untada com óleo. Deixar em lugar quente cerca de 2h.
• Esquentar o forno a 190 graus centígrados. Assar por 15 min, cobrir com papel alumínio e assar por mais 15 ou 20 min.
Retirar do forno, deixar descansar 5min, desenformar e depois de frio, cobrir com com açúcar de confeiteiro peneirado ou guanache de chocolate (chocolate derretido com creme de leite). Feliz Natal!!!
PS: Como todos hoje em dia se preocupam com o peso, postei a versão light, que também faço e todos que já comeram adoram.

Lucia Sweet

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *