28 de março de 2024
Veículos

Sem carros de passeio nos planos, Ford tenta adivinhar o futuro

Linha da Ford para 1958 nos EUA

O tema para este post me ocorreu ao encontrar a imagem acima na internet. Nesse colorido álbum de figurinhas, estão todos os modelos e versões oferecidos pela Ford aos consumidores norte-americanos em 1958, 60 redondinhos anos atrás. Parece um exagero (e talvez fosse, mesmo), mas não causava estranheza a ninguém naqueles tempos de grande fartura e mercado quente, em que todo mundo queria ter o “carro do ano” – e quem podia, trocava mesmo de carro, todos os anos. Tanto que, quase como obrigação, as montadoras dos EUA faziam, no mínimo, modificações estéticas bastante visíveis em todos os seus modelos anualmente. Um tremendo contraste com a primeira fase da companhia, que cresceu em torno de um modelo único, o T, que poucas opções de configuração permitia (veja no final do post).
Pois bem, no primeiro semestre deste ano, a mesma Ford anunciou que, a partir de 2020, vai reduzir sensivelmente a oferta de modelos aos americanos, retirando de linha todos o carros de passeio – bye, bye Fiesta, Focus, Fusion e Taurus, hoje nas lojas de lá. A ideia é manter somente os produtos que dão lucro, e estes hoje são os SUVs e, acima deles, o best-seller F-150, a picape que é há muito tempo o veículo mais vendidos nos EUA. A única exceção ao corte radical será o (ufa!) esportivo Mustang, pelo menos por enquanto. A linha, portanto, deve ficar parecida com a abaixo:

Linha Ford sem carros de passeio

Isso não quer dizer obrigatoriamente que deixaremos de ter carros de passeio Ford aqui no Brasil, pelo menos por enquanto. Fabricados em vários lugares do mundo, eles certamente se manterão, por exemplo, no mercado chinês, o que mais cresce atualmente. Mas a tendência é que novos lançamentos desse tipo se tornem cada vez mais raros e os SUVs ocupem uma fatia cada vez maior da tabela e das linhas de montagem. Uma prova disso é que, para o Salão do Automóvel de São Paulo (que começa no dia 8 de novembro próximo), a montadora terá como destaques quase que somente utilitários e SUVs como o Territory, abaixo.

Ford Territory 2019

Nos EUA, além da linha com a marca Ford, a empresa oferece hoje ao mercado a linha Lincoln, um pouco mais sofisticada – com papel igual ao da Cadillac para a General Motors. Seguindo a lógica, essa linha (veja ela completa abaixo) deve perder seus dois sedans em breve.

Linha Lincoln 2018

Por enquanto… Tudo isso, no entanto, pode ser, digamos, transitório. Com tantas mudanças de tecnologia e de tendências relacionadas à mobilidade, principalmente urbana, o que a segunda maior marca americana está fazendo é tentar se preparar para o futuro, um futuro que vem se mostrando cada vez menos auspicioso para os automóveis como os conhecemos hoje. Além de investir – como praticamente todas as principais fabricantes do mundo – no desenvolvimento de modelos autônomos e no da prestação de serviços de logística, a Ford está pesquisando novos mercados e possibilidades e já sinalizou, entre outras coisas, que pretende entrar (também) no segmento de patinetes(!).
Não sei o que o controverso Henry Ford, o fundador da “lojinha”, pensaria disso tudo, mas, pensando bem, em conceito – e talvez, em aparência – meios de transporte simples, práticos e baratos, como patinetes, bicicletas e microcarros autônomos, talvez tenham mais a ver com o Modelo T (abaixo) que pesados e sofisticados SUVs.

Ford Modelo T 1911
Ford OjO Commuter ScooterFord OjO Commuter Scooter | divulgação

Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

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