Picapes americanas clássicas são homenageadas em selos postais

us-post-stamp-ford-trucks-1Selos americanos com picapes clássicas
A paixão dos norte-americanos por picapes – ou pick-ups, no original – vem de longa data. Não por acaso, é um desses utilitários, a Ford F-350, o modelo de veículo mais vendido no país há muitos e muitos anos. E, na soma geral, a categoria domina o mercado por lá. Este ano, os correios do Tio Sam resolveram homenagear esses “caminhõezinhos” com uma série espcial de quatro selos, cada um ilustrado com um modelo icônico.
truck-stamps-1-2Selos americanos com picapes clássicas – International 1938 | Divulgação
O primeiro deles e, também, mais antigo, é o D-2 de 1938, da International Harvester D-2 (acima), que é considerado um marco por trazer acabamento cromado e um pouquinho mais de conforto (em relação aos utilitários da época). O segundo é o Ford F-1 de 1948 (abaixo), o primeiro modelo totalmente novo lançado após a Primeira Guerra Mundial e primogênito da dinastia que iria liderar o mercado décadas mais tarde. Logo em seu primeiro ano, foram vendidas mais de 300 mil unidades.
truck-stamps-2-2Selos americanos com picapes clássicas – Ford F-1 1948 | Divulgação

Grande rival do F-1, a picape Chevrolet de 1953 (abaixo), terceiro modelo da coleção, causou estardalhaço ao chegar nas lojas. Tanto que, em um tempo em que as montadoras modificavam radicalmente o design de seus produtos anualmente, só sofreria mudanças em 1955. Com seu motor de seis cilindros em linha, é popular entre os colecionadores de hoje.

truck-stamps-3-2Selos americanos com picapes clássicas – Chevrolet 1953

O caçula da coleção é outro Ford, o F-100, que chegou em 1965 (abaixo) com uma série de inovações – como a famosa suspensão dianteira independente Twin-I-Beam, que era tão boa que continuou equipando utilitários da marca até 1996.

truck-stamps-4-2Selos americanos com picapes clássicas – Ford F-100 1965

Os selos têm valor de face individual de 47 cents de dólar, mas sãoi também vendidos em blocos filatélicos (para colecionadores, com os quatro carros impressos juntos) de 20 unidades por US$ 9,40. Como os carros, os selos possuem colecionadores dedicados e costumam valorizar com o tempo.

FONTE: REBIMBOCA ONLINE

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *