Vazaram ontem na internet imagens e informações sobre a nova geração do Chevrolet Onix Sedan que será lançado no mercado chinês já em 2019. Na antiga Terra dos Mandarins, o carro é o equivalente direto ao “nosso” Prisma. Como a linha Onix está mesmo para passar por uma atualização, inclusive de plataforma, tudo leva a crer que esse aí nas fotos, na prática, é mesmo o Prisma que teremos também por aqui até 2020. Certeza? Não.
Maior do que o sedanzinho vendido no Brasil atualmente, o Onix Sedan Chinês tem 4,74m de comprimento, 1,73m de largura, 1,47m de altura e 2,60m de distância entre os eixos – o indicador do espaço interno. Ou seja, em tamanho, está mais próximo do atual Chevrolet Cobalt que do Prisma.
Sob o capô, tudo indica que virá com a nova família de motores pequenos da marca, com opções do moderno 1.0 litros de três cilindros turbinado de 116cv de potência e 1.3 litros aspirado (sem turbo) de 103cv. O câmbio deve se manter como hoje, automático ou manual de seis marchas
Detalhes do Chevrolet Prisma chinês para 2019 | internet
A plataforma que não é eleitoral, mas é fundamental
A principal diferença entre esse carro e os que hoje são feitos aqui no Brasil, no entanto, é a menos visível delas, a plataforma – que é uma espécie de base ou ponto de partida comum sobre o qual são montados os automóveis de um determinado tipo de uma montadora. O branquinho aí já utiliza a plataforma GEM (Global Emerging Market, ou global para mercados emergentes).
Por que isso é tão importante? Porque, hoje, as plataformas são uma das chaves-mestras da produção industrial em escala. Usar uma mesma plataforma para diversos modelos faz com que as montadoras otimizem bastante o desenvolvimento e a fabricação de automóveis, gastando menos, compartilhando soluções (inclusive de segurança) e ganhando competitividade no mercado. Fim do parágrafo sobre economia.
E aí, vem ou não vem?
Com tudo isso, e com o tal “esqueleto” tendo “Global” no nome, por que então a dúvida na última linha do primeiro parágrafo? Posicionamento. Sendo tão maior que o Prisma atual, o novo sedan poderia, por exemplo, ser lançado aqui como Cobalt, ganhando alguns centímetros ou litros de porta-malas. A montadora poderia manter a geração anterior do Onix, com mecânica atualizada (hoje, seu ponto fraco), em versões de entrada, e lançar a nova – incluindo o hatch, que também deverá ser um pouco maior que o de hoje – em um patamar um pouquinho acima, para brigar com VW Polo, Toyota Yaris, Fiat Argo e cia.
É esperar para ver.
Fonte: Blog Rebimboca
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.