19 de abril de 2024
Veículos

Conheça o novo carro mais caro do mundo. Novo?


Até recentemente, o preço mais alto já pago por um automóvel no mundo era de US$ 52 milhões de dólares. Era. Na semana passada, um outro carro ultrapassou (e deixou para trás, na poeira) o recordista, merecendo um investimento de US$ 70 milhões.
O detalhe é que ambos os carros são exemplares de um mesmo modelo, a Ferrari 250 GTO (nas fotos). Apenas 36 deles foram produzidas, entre 1962 e 1963 – o que explica, em parte, sua valorização.
No mercado de carros clássicos, quanto menor a “safra”, maior o valor. Mas apenas a raridade não justificaria um custo tão alto, afinal, há diversos outros modelos – da própria Ferrari, inclusive – que foram fabricados em números muito menores.
No caso da GTO, juntou-se à raridade a fama nas pistas. O modelo foi criado para elas, daí a sigla GTO: Gran Turismo Omologato, ou GT aprovada para competição. O “pacote” inclui ainda um design icônico e uma performance que, ainda hoje, é das mais estimulantes. Ainda assim, o que realmente faz com que esses carros valham tanto é o simples fato de que existe gente disposta a pagar esse tanto (e mais um pouco) por elas. Simples assim.

Vovó que voa. A 250 GTO tem sob o capô um motor de 12 cilindros em V – configuração clássica da marca do Comendador Enzo – de 3.0 litros, alimentado por seis carburadores e que gera respeitáveis 300cv. O câmbio manual tem cinco marchas.

Quem a dirigiu jura que é dos carros mais perfeitos já criados. Do ruído do motor ao comportamento agressivo, mas controlável na pista, tudo nela parece ter sido feito para estimular e emocionar seu afortunado condutor. E olhe que, naqueles tempos, não havia inteligência artificial para ponderar variáveis, simulações digitais e nem mesmo pesquisas de mercado muito sofisticadas. E cada um dos exemplares dessa joia foi esculpido à mão. Por isso mesmo, não há dois deles que sejam exatamente iguais (nem mesmo as dimensões dos para-lamas de um lado são iguais às do outro). Mais um motivo para que tenham um valor tão alto e cada vez maior.
Veja uma delas em uma pista no vídeo abaixo.

Vale ouro. Na época em que foi lançada a GTO custava US$ 18 mil – algo equivalente a uns US$ 145 mil de hoje. (veja um anúncio de 1963 de um exemplar usado no final do post).
Não me ocorre outro investimento (talvez as primeiras ações da Microsoft ou do Facebook, quem sabe?) que tenha dado tanto retorno. Por isso, acho que os US$ 70 milhões pagos agora por David MacNeil, fundador da empresa de tapetes automotivos WeatherTech, ao antigo dono do carro (um colecionador alemão), embora impressionantes, não podem ser considerados sequer como uma aposta. O retorno é garantido. Especialistas afirmam que, em mais alguns (poucos) anos, uma 250 GTO 1962/3 vai estar custando mais de 100 milhões.

A única coisa ruim nisso é que, com isso, as chances de que eu ou vocês possamos dirigir uma dessas algum dia se reduzem em igual proporção. Chuinf.

Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

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